Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Velas provocam incêndios em cemitério de Manaus e prefeitura emite recomendação; confira

Dois focos de incêndio foram registrados no cemitério Nossa Senhora Aparecida.

Por Natan AMPOST

29/07/2025 às 14:41 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:55

Notícias de Manaus – A Prefeitura de Manaus lançou um alerta à população nesta segunda-feira (28/07) para reforçar os cuidados no uso de velas durante visitas aos cemitérios. A recomendação surge após dois focos de incêndio atingirem áreas do cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital, apenas nos últimos quatro dias.

PUBLICIDADE

O primeiro incidente ocorreu na última sexta-feira (25/07), na quadra 31, e destruiu parte da vegetação do local. Já nesta segunda-feira, um novo foco de fogo foi identificado na quadra 44, ambos provocados por velas acesas diretamente sobre as sepulturas. A ação rápida das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e do Corpo de Bombeiros evitou que os incêndios se espalhassem e causassem danos mais severos.

Segundo a Semulsp, as condições climáticas atuais – com altas temperaturas e baixa umidade do ar – aumentam significativamente os riscos de incêndios, tornando o uso descuidado de velas uma ameaça real à segurança dos visitantes e à preservação do espaço.

Leia mais: Cemitério em Manaus registra incêndios por velas acesas diretamente nos túmulos; veja vídeo

Para prevenir novas ocorrências, a secretaria orienta que os visitantes utilizem alternativas seguras, como flores naturais ou artificiais. A recomendação é que, caso a vela seja indispensável na homenagem, ela seja acesa exclusivamente nos cruzeiros dos cemitérios — espaços especialmente preparados e monitorados para esse fim.

“A colaboração da população é fundamental. Queremos que os cemitérios continuem sendo locais de respeito, lembrança e segurança para todos. Pequenas atitudes podem evitar grandes tragédias”, destaca a nota da prefeitura.

A administração municipal reforça que o cuidado com o patrimônio público, com a segurança das famílias e com o meio ambiente deve ser uma responsabilidade compartilhada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso suspeito do desaparecimento de jovem de 21 anos no Amazonas

Conhecido como “Matrix”, homem de 22 anos também é investigado por crimes como tortura, tráfico de drogas, sequestro e associação criminosa, segundo a Polícia Civil.

há 2 minutos

Brasil

TCU estima prejuízo de R$ 49 milhões com irregularidades em emendas Pix

Auditoria identificou problemas em 82% das transferências analisadas e apontou falhas de transparências.

há 10 minutos

Amazonas

TSE regulamenta aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2026

Ferramenta estará disponível a partir de 16 de agosto e permitirá que eleitores denunciem irregularidades diretamente à Justiça Eleitoral com garantia de sigilo.

há 26 minutos

Brasil

Pastor mirim de 17 anos é apreendido acusado de matar homem em quarto de hotel para não revelar que ele é gay

Segundo a investigação, o jovem utilizou documentos falsos para se passar por maior de idade e reservar o quarto onde ocorreu o crime.

há 27 minutos

Brasil

PF pede autorização do STF para investigar Lulinha por suspeita de corrupção e tráfico de influência

Pedido da PF será analisado pelo ministro André Mendonça e apura supostas irregularidades em negócios ligados à cannabis medicinal.

há 31 minutos