Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vereador de Manaus Elan Alencar busca no TSE decisão para escapar da cassação

Defesa do vereador pede que Corte restabeleça efeito suspensivo enquanto recurso sobre fraude à cota de gênero não é julgado definitivamente.

Por AM POST

07/08/2026 às 11:11

  • O vereador Elan Alencar acionou o TSE com Agravo Regimental para suspender os efeitos da cassação e pedir julgamento pelo plenário.
  • A cassação ocorreu após o TRE-AM reconhecer fraude à cota de gênero na chapa do Democracia Cristã em 2024, levando à cassação do DRAP, à anulação dos votos da legenda, à perda dos diplomas e a uma nova totalização dos votos.
  • A defesa solicita o restabelecimento imediato do efeito suspensivo e, caso não seja atendido, uma tutela provisória para suspender os efeitos até o julgamento do Agravo Regimental e do Recurso Especial, com o TSE decidindo entre manter a cassação ou levar o caso ao plenário.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

FOTO: Câmara de Manaus

Notícias de Política – O vereador Elan Alencar apresentou um novo recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de suspender os efeitos da decisão que resultou na cassação de seu mandato. O Agravo Regimental busca reverter a decisão individual do ministro Kassio Nunes Marques ou levar o caso para julgamento pelo plenário da Corte.

PUBLICIDADE

A ação ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reconhecer fraude à cota de gênero na chapa do Democracia Cristã (DC) durante as eleições de 2024, decisão que provocou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), a anulação dos votos da legenda, a perda dos diplomas dos eleitos e uma nova totalização dos votos.

Leia também: Motorista de aplicativo morre após carro invadir pista contrária e atingir van na Avenida do Turismo em Manaus; veja os vídeos

Defesa tenta restabelecer efeito suspensivo

Antes de recorrer ao TSE, Elan Alencar apresentou embargos contra a decisão do TRE-AM, mas não conseguiu modificar o resultado. Em seguida, obteve efeito suspensivo no Recurso Especial, suspendendo temporariamente os efeitos da cassação.

No entanto, a medida foi posteriormente revogada pelo ministro Kassio Nunes Marques, após pedido apresentado por Glória Carratte, que assumiu a vaga na Câmara Municipal de Manaus.

PUBLICIDADE

Segundo a decisão, o retorno de Elan ao cargo provocaria uma nova alteração na composição da Câmara, comprometendo a estabilidade institucional.

Argumentos apresentados ao TSE

No novo recurso, a defesa sustenta que a posse de Glória Carratte não elimina os prejuízos decorrentes da execução da decisão e argumenta que manter a cassação antes do julgamento definitivo do Recurso Especial pode provocar uma nova mudança na composição do Legislativo municipal, caso o TSE dê razão ao vereador.

Os advogados também retomam questionamentos sobre o processo que reconheceu a fraude à cota de gênero, incluindo discussões relacionadas às comunicações processuais, ao registro da candidatura feminina, à filiação partidária e à caracterização da suposta fraude eleitoral.

Julgamento ainda depende da Corte

No pedido encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, a defesa requer o restabelecimento imediato do efeito suspensivo concedido anteriormente pelo TRE-AM. Caso isso não ocorra, solicita uma tutela provisória para suspender os efeitos da decisão até o julgamento do Agravo Regimental e, posteriormente, do Recurso Especial.

A apresentação do recurso, entretanto, não altera a situação atual do mandato. O pedido ainda será analisado pelo TSE, que decidirá se mantém a decisão individual do ministro Kassio Nunes Marques ou se submete o caso ao julgamento do colegiado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Vídeos

Área residencial de condomínio é atingida por incêdio em meio a onda de calor em Manaus

Vídeos gravados por moradores mostram as chamas atingindo uma área residencial do condomínio, além de uma intensa fumaça, o que causou preocupação.

há 42 minutos

Manaus

Entre a vida e a morte: três crianças lutam pela vida após acidente que matou motorista em Manaus

Colisão frontal aconteceu na noite desta quinta-feira (6), próximo à Ponte da Bolívia, no Tarumã. Carro onde estavam as crianças ficou destruído e pegou fogo.

há 43 minutos

Alerta aos pais

Cena chocante mostra terapeuta dando tapa em menino autista durante atendimento

Mulher contratada para prestar atendimento psicológico é acusada de agredir menino com autismo não verbal; caso será investigado pelas autoridades.

há 1 hora

Amazonas

Operação de combate à violência doméstica leva 10 homens para a cadeia no Amazonas

Operação Mulher Segura mobilizou delegacias especializadas e reforçou o combate aos crimes contra mulheres no estado; balanço da ofensiva será apresentado nesta sexta-feira (7).

há 1 hora

Justiça

“Palavra da vítima falou mais alto”, decisão histórica afasta ministro do STJ por assédio sexual

Primeira decisão do tipo na história da Corte reconhece casos de importunação sexual e pode abrir precedente para punições mais severas no Judiciário.

há 2 horas