Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vereador Salazar chama moradores de invasão de ‘bando de porcaria’

Parlamentar ataca diretamente o perfil social que historicamente compõe parte relevante de sua base eleitoral.

Por Natan AMPOST

27/01/2026 às 21:15 - Atualizado em 26/05/2026 às 14:20

Resumo

Vereador Sargento Salazar (PL) chama moradores de ocupação na zona Norte de Manaus de “bando de porcaria” e adota postura ofensiva durante ação em área invadida.

Notícias de Manaus – O vereador Sargento Salazar (PL) se referiu a moradores de uma ocupação no núcleo 9, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, como “bando de porcaria”, ao visitar a área e alegar que invasões são comandadas por facções criminosas. A postura adotada pelo parlamentar, que incluiu ataques verbais e a destruição de estruturas improvisadas, evidencia um discurso que criminaliza famílias em situação de vulnerabilidade e ignora as causas históricas do déficit habitacional na capital.

PUBLICIDADE

Declarações reforçam estigmatização de famílias pobres

Ao generalizar moradores de ocupações e associá-los automaticamente ao crime organizado, Salazar coloca no mesmo grupo pessoas que vivem realidades distintas, incluindo trabalhadores, famílias sem acesso a moradia formal e indivíduos que recorrem à ocupação por falta de alternativa.

O uso da expressão “bando de porcaria” expõe uma abordagem que desumaniza moradores e transforma um problema social complexo em alvo de hostilidade política, em vez de buscar soluções estruturais.

Atuação no local vai além do discurso

Durante a passagem pela área invadida, o vereador foi visto destruindo barracos e rasgando lonas utilizadas como abrigo pelas famílias. A ação, além de simbólica, evidencia uma postura punitiva que afeta diretamente pessoas em situação de extrema fragilidade social.

“Vão trabalhando bando de porcaria ao invés de vocês ficarem invadindo área de preservação”, afirmou Salazar no local, reforçando uma narrativa que transfere a responsabilidade de um problema estrutural exclusivamente para os mais pobres.

PUBLICIDADE

Ataque contradiz base eleitoral do vereador

O posicionamento de Salazar evidencia uma contradição política: ele ataca diretamente o perfil social que historicamente compõe parte relevante de sua base eleitoral. Trabalhadores de baixa renda, moradores de bairros periféricos e famílias em situação de vulnerabilidade estão entre os grupos mais impactados por políticas públicas — e, ao mesmo tempo, entre os mais afetados por esse tipo de discurso.

Em vez de propor soluções estruturais para habitação, regularização fundiária e inclusão social, o vereador adota um tom de confronto contra quem enfrenta as consequências dessas falhas históricas.

Invasões em Manaus têm raízes históricas

As ocupações urbanas em Manaus não são um fenômeno recente nem isolado. Diversos bairros da cidade surgiram a partir de invasões de áreas públicas ou privadas, impulsionadas pela falta de políticas eficazes de habitação popular, pelo crescimento populacional acelerado e pela migração de moradores do interior para a capital.

A ausência de programas robustos de moradia, regularização fundiária e planejamento urbano contribuiu para a expansão desse tipo de ocupação ao longo das décadas, transformando o problema em uma questão estrutural — não apenas legal ou policial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Viviane batidão sofre acidente de lancha no Pará e cancela show

Cantora e integrantes da equipe estavam a caminho de Cametá quando a embarcação saiu da rota e colidiu com árvores.

há 2 minutos

Tragédia

Avião com turistas cai no Peru e deixa 13 mortos durante voo para as Linhas de Nazca

Aeronave de pequeno porte caiu poucos minutos após decolar da cidade de Pisco. Segundo a polícia peruana, não houve sobreviventes.

há 1 hora

Acidente Fatal

TRAGÉDIA: homem e mulher morrem em grave acidente na BR-174 após saírem de festa no AM

As vítimas retornavam da Festa do Cupuaçu quando sofreram o acidente no km 29 da rodovia, entre Manaus e Presidente Figueiredo. As causas da colisão ainda serão investigadas.

há 2 horas

Ciência

Estudante de Manaus conquista prêmio nos EUA com pesquisa inovadora sobre o Alzheimer

Aluna do Colégio Militar de Manaus ficou em 4º lugar na maior feira pré-universitária de ciências do mundo após desenvolver estudo sobre o uso de ondas binaurais no combate ao Alzheimer.

há 2 horas

Confusão

VÍDEO: mãe atípica denuncia agressão após filho ter crise em espaço infantil de shopping em Manaus

Mulher afirma que foi agredida por duas pessoas depois que o filho, uma criança atípica, apresentou uma crise enquanto brincava. Caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

há 3 horas