- Foto: Reprodução
Redação AM POST
A vereadora Glória Carrete (PL) defendeu, nesta segunda-feira (1º) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a reabertura de salões de beleza e barbearias. O Governo do Amazonas publicou novo decreto que autoriza apenas funcionamento de academias e similares, no horário das 06h às 11h, de segunda a sábado, com limite de 50% da capacidade. O novo decreto terá validade de sete dias, de 1⁰ a 7 de março.
PUBLICIDADE
De acordo com a parlamentar os salões de beleza e barbearias deveriam estar funcionando também pois oferecem serviços essenciais neste período de pandemia.
“Gente, isso aí é uma prioridade também (barbearias e salões de beleza). A pessoa tem que se higienizar, principalmente o homem que tem que fazer a barba, ele quer fazer a barba, quer cortar o cabelo. Isso aí é uma hipocrisia, sabendo que nós estamos há mais de 6 meses com tudo fechado e a pessoa não está cortando o cabelo”, disse.
“Senhor governador, lhe preço por essa classe dos salões de beleza e barbearia”, apelou a vereadora.
PUBLICIDADE
Em maio do ano passado, o salão de beleza da filha da parlamentar, Mishelly Carrate Coêlho, foi fechado após ter sido autuado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), com base no Decreto Municipal nº 4.795/2020, que restringiu o funcionamento apenas dos comércios e serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, estabelecendo multa e possibilidade de cassação de alvará daqueles que mantivessem as portas abertas.
Porém, o salão continuou funcionando mesmo com a proibição imposta pelo isolamento social. Após ser autuado, o estabelecimento foi à Justiça e ganhou na primeira instância uma liminar para reabrir, mas, na sequencia, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) suspendeu a decisão após o Ministério Público (MP-AM) recorrer.