Pesquisar por em AM POST

Manaus

Vereadores de Manaus cobram mediadores para auxiliar crianças autistas na rede municipal de educação

Parlamentares também cobraram melhorias na infraestrutura de Manaus, durante o Grande Expediente desta terça-feira (18/06).

  • Por AM POST

  • 18/06/2024 às 15:15

  • Leitura em dois minutos

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram, na manhã desta terça-feira (18/06), durante o Grande Expediente, melhorias necessárias no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), matriculadas na rede municipal de educação. Entre as cobranças, a presença do mediador escolar para auxiliar crianças autistas nas salas de aula.

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) iniciou o discurso lembrando aos parlamentares do Dia do Orgulho Autista, que é celebrado anualmente em 18 de junho.

PUBLICIDADE

“Nessa data tão importante, eu trago um problema muito recorrente, de muitas mães da cidade de Manaus. Muitos pais e mães estão lutando diariamente, pela presença do profissional de apoio escolar, pelo mediador. As crianças com TEA precisam destes profissionais e a rede de educação falha nesse ponto”, discursou o parlamentar.

Guedes cedeu aparte ao vereador Elissandro Bessa (PSB), que complementou, afirmando que o Executivo Municipal possui outras prioridades. “Já falamos diversas vezes aqui, como a Prefeitura de Manaus possui um descaso com as crianças com TEA. Nós temos orgulho de defender essas crianças, mas que vimos é que o Executivo Municipal não olha a causa como prioridade”, lamentou.

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) também opinou sobre o assunto. “Infelizmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não respeita decisão judicial. A pasta é quem diz, hoje, se a criança precisa ou não de um mediador, é revoltante tudo isso”, acrescentou a parlamentar.

PUBLICIDADE

O Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho) foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Infraestrutura
Ainda durante o Grande Expediente, o vereador William Alemão (Cidadania) cobrou do Executivo Municipal melhorias na rua Marabá, no bairro Jorge Teixeira. Segundo o parlamentar, uma mulher de 33 anos sofreu um grave acidente por conta de um buraco na via.

PUBLICIDADE

“Eu já havia denunciado, com a minha equipe, sobre essa erosão na rua. Recebi a terrível notícia que uma mulher de 33 anos acabou se acidentando e está internada no Platão Araújo com traumatismo craniano”, afirmou.

O parlamentar ainda cobrou o Executivo Municipal sobre o programa de asfaltamento da cidade.

PUBLICIDADE

“Será preciso acontecer outro acidente? Quando vamos ver uma ação verdadeira? Ou é apenas vídeo e maquiagem? A população não aguenta mais”, questionou Alemão.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

- Dr. Leonardo Maranhão

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank