O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Viagem de retorno de migrantes para a Venezuela é adiada por orientação do MPF

A justificativa do MPF se dá pela falta de garantias de que os migrantes cruzariam a fronteira Brasil/Venezuela, pois, o fim do trajeto da viagem seria o município roraimense, Paracaraima, cidade fronteiriça.

Por Natan AMPOST

01/04/2017 às 15:25 - Atualizado em 02/04/2017 às 15:02

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em conjunto com órgãos municipais e federais adiaram o retorno de 88 migrantes venezuelanos que estão em Manaus para o país de origem. O comunicado foi realizado pela titular da pasta, Graça Prola, nesta sexta-feira, 31 de março, na sede do órgão (rua 02, conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul).

A viagem seria no próximo dia 2 (domingo), às 18h, em dois ônibus alugados pelo Governo do Estado e Prefeitura. A interrupção da ação partiu da orientação do Ministério Público Federal (MPF), que se reuniu com o Grupo de Trabalho composto por instituições públicas e da sociedade civil que acompanha a situação e atua no atendimento desses migrantes.

PUBLICIDADE

A justificativa do MPF se dá pela falta de garantias de que os migrantes cruzariam a fronteira Brasil/Venezuela, pois, o fim do trajeto da viagem seria o município roraimense, Paracaraima, cidade fronteiriça.

“O Governo do Estado deixa claro que os 88 venezuelanos que retornariam ao seu país não seriam deportados. Eles manifestaram desejo de voltar ao seu local de origem por vários motivos, principalmente, o de não querer mais ficar em Manaus. Todos são indígenas e viajariam legalizados e com autorização para levar as doações recebidas por aqui”, explicou Prola.

A secretaria disse, ainda, que as tratativas para marcar uma nova data para o retorno dos migrantes envolve, agora, a Presidência da República, que informou estar analisando a situação e articulando ações conjuntas com alguns ministérios, como da Justiça, Educação e Desenvolvimento Social para resolver a situação dos que desejam voltar a Venezuela e dos que estão em solo brasileiro.

PUBLICIDADE

“Vamos aguardar a manifestação federal para podermos seguir em frente com a ação. A Sejusc e os órgãos da assistência social do Governo e Prefeitura, além de entidades indígenas e da sociedade civil, vão continuar o trabalho de busca ativa e de atendimento dessas pessoas com ações na área de saúde, principalmente e abrigamento. Cada caso é analisado para serem tomadas as providências cabíveis”, enfatizou.

Números atuais
Atualmente, o total de migrantes venezuelanos em Manaus está em torno de 300 pessoas, entre homens e mulheres adultos, crianças e idosos. A maioria é da etnia indígena warao.

PUBLICIDADE

Uma família com três integrantes foi abrigada na Casa do Migrante Jacamim, gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e a maioria está acampada/morando na Rodoviária municipal, Centro e bairro Educandos. Entraram no Amazonas, através de Boa Vista (RR) e se tornaram pedintes nos semáforos e ruas do Centro, recebendo dinheiro, roupas e alimentos.

Um grupo de trabalho coordenado pela Sejusc composto por 22 instituições públicas e da sociedade civil acompanha a situação e atua no atendimento desses migrantes.

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Operação em supermercados de Manaus descarta mais de 1.200 produtos impróprios para consumo

Fiscais do Procon Manaus e da Visa apreenderam itens vencidos, mal armazenados e até contaminados por pragas em seis estabelecimentos.

há 1 hora

Brasil

Cabaré cobra “Tarifa do Trump” em nota fiscal de americano

Estabelecimento cobra 50% a mais de cliente americano em resposta irônica à proposta de tarifa de Donald Trump contra o Brasil.

há 2 horas

Política

Líder do PT pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro por “sabotagem” diplomática

Segundo Lindbergh, o parlamentar promoveu uma verdadeira “sabotagem diplomática e política contra os interesses do país”.

há 2 horas

Polícia

Cadela da PM ajuda a apreender 25 kg de drogas em embarcação no Amazonas

Drogas estavam escondidas em caixa com peixes em barco vindo de Tefé.

há 2 horas

Veja Mais

CNU 2025 já soma 500 mil inscritos na primeira semana de inscrições

Certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais; provas serão aplicadas em outubro e dezembro.

há 3 horas