Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Virada Feminina reúne mais de 500 mulheres em caminhada contra violência e feminicídio em Manaus

Caminhada da Vida mobilizou a Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7) e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha.

Por Jonas Souza

07/08/2026 às 15:20 - Atualizado em 07/08/2026 às 15:21

  • A Caminhada da Vida reuniu mais de 500 mulheres na Zona Leste de Manaus em ato contra violência doméstica e feminicídio, marcando 20 anos da Lei Maria da Penha e destacando a necessidade de continuidade das ações de prevenção e enfrentamento.
  • O ato contou com a participação de mulheres de diferentes setores e lideranças de movimentos, incluindo Cileide Moussallem, Dra. Shádia e Isabelle Fontenele, Dra. Adriane Magalhães, Mara Lima, Pastora Aimê, Tetê Moussallem e Isadora Aurora, mostrando o caráter amplo da mobilização.
  • A mensagem foi de união, denúncia de violência, acolhimento às vítimas e defesa de políticas públicas eficazes, afirmando que a luta contra a violência não termina com a lei ou uma data comemorativa.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.


Notícias de Manaus – A Caminhada da Vida reuniu mais de 500 mulheres na Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7), em um ato de mobilização contra a violência doméstica, familiar e o feminicídio. A manifestação foi organizada pela Virada Feminina do Amazonas e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha, criada para fortalecer os mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

A caminhada levou às ruas uma mensagem de união e defesa da vida, destacando que, mesmo após duas décadas da legislação, a violência contra as mulheres continua sendo um desafio que exige mobilização e políticas públicas efetivas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Ônibus terão rotas alteradas em Manaus neste domingo (9); veja quais linhas terão desvio

Quem participou da mobilização

O ato reuniu mulheres de diferentes setores e grupos, com a participação de lideranças e representantes de movimentos e organizações.

Entre as participantes estavam:

  • Cileide Moussallem, liderança da Virada Feminina do Amazonas;
  • Dra. Shádia e Isabelle Fontenele, representando o Avante Mulher;
  • Dra. Adriane Magalhães, representando mulheres da direita;
  • Mara Lima, diretora e vice-presidente da Virada Feminina;
  • Pastora Aimê, da Igreja Megareino;
  • Tetê Moussallem, diretora-presidente da empresa Magnific;
  • Isadora Aurora, influenciadora.

A presença de mulheres com diferentes trajetórias e posicionamentos reforçou o caráter amplo da mobilização em defesa da vida e contra a violência.

O que Cileide Moussallem destacou durante a caminhada

Durante o ato, Cileide Moussallem utilizou o carro de som para falar diretamente com as centenas de mulheres que participaram da caminhada. A liderança reforçou a importância da união feminina, da denúncia de casos de violência e do acolhimento às vítimas.

PUBLICIDADE

A mobilização também defendeu a necessidade de políticas públicas cada vez mais efetivas para impedir que mulheres continuem sendo vítimas de violência e feminicídio.

Por que os 20 anos da Lei Maria da Penha foram lembrados

A Lei Maria da Penha é uma das principais legislações brasileiras de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ao marcar duas décadas da criação da lei, a Caminhada da Vida buscou chamar atenção para a necessidade de manter a mobilização social e ampliar as ações de prevenção e proteção.

Para as participantes, a data não representa apenas uma celebração de uma conquista histórica, mas também uma oportunidade para reforçar que ainda existem desafios no combate à violência contra as mulheres.

Qual foi a mensagem deixada pela caminhada

Mais do que uma caminhada pela Zona Leste de Manaus, o ato se transformou em um chamado à mobilização feminina. A Virada Feminina defendeu que a união entre mulheres, a denúncia de situações de violência e o acolhimento às vítimas são instrumentos importantes para enfrentar o problema.

A mensagem central foi de que a luta não termina com uma legislação ou com uma data comemorativa.

Enquanto mulheres continuarem vivendo situações de violência, sofrendo ameaças ou sendo vítimas de feminicídio, a mobilização por proteção, segurança e respeito permanece necessária.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Guerra no Oriente Médio pressiona frete fluvial e ameaça encarecer abastecimento no interior do Amazonas

Alta do petróleo e do diesel, somada à seca dos rios, aumenta os custos das empresas de navegação e pode pressionar o preço das mercadorias.

há 2 minutos

Brasil

WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos; veja quais aparelhos serão afetados

Mudança entra em vigor em setembro para dispositivos Android e, em novembro, para alguns modelos de iPhone.

há 24 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 49 minutos

Manaus

Trabalhadores da Magiclean denunciam falta de pagamento de adicional de insalubridade em Manaus

Funcionários denunciam que realizam limpeza de banheiros coletivos e recolhimento de lixo sanitário em fábricas do Distrito Industrial sem receber o adicional.

há 1 hora

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 2 horas