O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Vítima de soterramento em Manaus perde perna; marido e filha seguem desaparecidos

Equipes de resgate continuam buscas por familiares.

  • Por AM POST

  • 19/01/2025 às 22:02

  • Atualizado em 19/01/2025 às 22:10

  • Leitura em três minutos

(Foto: Divulgação)

Jhuliana Amorim, vítima do deslizamento de terra que atingiu duas casas no bairro Redenção, em Manaus, teve a perna direita amputada e permanece internada no Hospital Platão Araújo, na Zona Leste da capital. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) na noite deste domingo (19).

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), juntamente com as Defesas Civis municipal e estadual, prossegue nas buscas por Jeferson Araújo, marido de Jhuliana, e pela filha do casal, Ester Amorim, de 8 anos, que permanecem soterrados sob os escombros. As operações de resgate, iniciadas no final da manhã deste domingo, estenderam-se pela noite, e até as 20h50, as vítimas ainda não haviam sido localizadas.  

PUBLICIDADE

Jhuliana foi resgatada dos escombros logo após seu irmão, Mateus Amorim, que também sobreviveu ao deslizamento. A equipe de reportagem do g1 presenciou o momento em que Jhuliana foi socorrida; ela foi carregada em uma maca, com a parte inferior do corpo coberta por uma manta térmica aluminizada. Em seguida, equipes dos bombeiros transportaram uma caixa contendo o membro amputado de Jhuliana, encontrado entre os escombros da residência.  

O subcomandante geral do CBMAM, Coronel Borges, destacou os desafios enfrentados pelas equipes no local do deslizamento:

“Continuamos fazendo as escavações, é um trabalho minucioso, demorado e delicado. Vamos ter que fazer revezamento de equipes, pois é um trabalho muito cansativo. E não vamos sair até localizarmos os dois.”  

PUBLICIDADE

Ao todo, 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate de estruturas colapsadas, salvamento e primeiros socorros, estão envolvidos na operação, contando também com o apoio de cães de resgate.  

A Prefeitura de Manaus informou que equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão protegendo o talude danificado com a instalação de lonas para evitar novos deslizamentos em caso de chuvas. Além disso, trabalham na limpeza da área para permitir o uso de retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas nas buscas, e providenciaram a iluminação do local com projetores de LED para apoiar o Corpo de Bombeiros.  

PUBLICIDADE

O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, visitou o local do deslizamento e atribuiu o desastre a uma ligação clandestina de água na rua Macapá, que comprometeu a encosta do barranco. No entanto, destacou que será necessário aguardar o laudo da Defesa Civil para confirmar as causas.  

Além da família soterrada, o deslizamento deixou outras pessoas feridas. Segundo a SES-AM, até as 14h deste domingo, quatro vítimas haviam sido atendidas em unidades da rede pública, incluindo uma paciente de 13 anos que recebeu alta após atendimento, e um menino de 6 anos que segue internado.  

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias