Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vitória para a inclusão: requerimento do deputado Mário César Filho garante 3º CAIC-TEA em Manaus

Centro no Parque Dez aumenta capacidade de atendimento e fortalece política de inclusão com foco em terapias especializadas.

Por Natan AMPOST

23/03/2026 às 11:20 - Atualizado em 23/03/2026 às 13:40

Resumo


Governo do Amazonas inaugura terceira unidade do CAIC-TEA em Manaus, ampliando atendimento especializado a crianças com autismo e reduzindo filas na rede pública.

Notícias de Manaus – Foi inaugurada nesta segunda-feira (23) a terceira unidade do Centro de Atendimento Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (CAIC-TEA), no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. A nova estrutura amplia o acesso a terapias especializadas, reforça a política pública de inclusão e contribui para reduzir a fila de atendimento na capital.


Expansão da rede de atendimento

A nova unidade chega para fortalecer uma rede que vem sendo ampliada nos últimos anos no estado. Com a entrega do espaço, o número de centros voltados exclusivamente ao atendimento de crianças com TEA cresce, descentralizando os serviços e facilitando o acesso das famílias.

O local conta com 12 salas de atendimento, mais de 30 profissionais e capacidade para realizar cerca de 50 atendimentos por dia. A expectativa é de que a unidade ajude a desafogar a demanda reprimida por acompanhamento especializado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Mais de 40 mil atendimentos realizados

Desde a criação dos primeiros centros, a rede já contabiliza mais de 40 mil sessões de terapia realizadas e atendimento a mais de 500 crianças.

Os números indicam um avanço significativo na assistência a crianças com autismo no estado, área que historicamente enfrenta desafios relacionados à oferta de serviços especializados.


Origem da proposta

A política pública teve origem em 2023, a partir de uma proposta que sugeria a criação de um centro de referência para atendimento a crianças com TEA.

PUBLICIDADE

A ideia foi ampliada pelo Governo do Estado e resultou na implementação dos CAIC-TEA, que hoje integram a rede pública de saúde e assistência.

PUBLICIDADE

Leia também: Justiça manda prender ex-desembargador Rafael Romano condenado por estuprar a própria neta em Manaus 


Impacto para famílias

Para famílias de crianças com autismo, o acesso a terapias especializadas pode impactar diretamente na qualidade de vida.

A ampliação da rede significa mais proximidade no atendimento, menos deslocamentos e maior continuidade no acompanhamento.

“Essa entrega representa mais cuidado, apoio e dignidade para essas crianças”, destacou o deputado estadual Mário César Filho, ao comentar a inauguração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Unidades já existentes em Manaus

Antes da nova inauguração, Manaus já contava com duas unidades do CAIC-TEA.

A primeira foi entregue em julho de 2025, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A segunda foi inaugurada em outubro do mesmo ano, na Cidade Nova, zona Norte.

Com a nova unidade no Parque Dez, a rede passa a cobrir diferentes regiões da capital, ampliando o alcance do serviço.


Descentralização e redução de filas

Um dos principais objetivos da expansão é reduzir a fila por atendimento especializado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com mais unidades distribuídas pela cidade, o governo busca diminuir a concentração da demanda e garantir maior agilidade no acesso às terapias.


Inclusão como política pública

A criação e ampliação dos CAIC-TEA fazem parte de uma estratégia mais ampla voltada à inclusão e ao cuidado com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa também reforça a importância de políticas públicas voltadas a grupos específicos, com atendimento adequado às necessidades de cada paciente.


O que muda com a nova unidade

Com a terceira unidade em funcionamento, a expectativa é de ampliação no número de atendimentos e melhoria no acesso aos serviços.

Para muitas famílias, isso representa a possibilidade de iniciar ou manter o acompanhamento terapêutico com mais regularidade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Incêndio atinge área de vegetação próximo à Bola da Suframa em Manaus

Período de calor e baixa umidade aumenta risco de propagação das chamas.

há 35 minutos

Amazonas

Família fica ferida após carro bater contra caminhão na AM-010; mulher fica presa às ferragens

Mulher ficou presa às ferragens após colisão envolvendo uma Strada e um caminhão.

há 58 minutos

Polícia

Homem é preso após tentar furtar duas peças de picanha de supermercado em Manaus

Suspeito teria escondido duas peças de carne avaliadas em quase R$ 250 dentro da roupa, mas acabou descoberto pela equipe de segurança do estabelecimento.

há 2 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade vistoria obras que ampliam e modernizam estrutura do SPA São Raimundo

Governador vistoriou as obras nesta quarta-feira (12) e afirmou que unidade, que recebe cerca de 400 pacientes diariamente, terá estrutura ampliada.

há 2 horas

Política

Contradição: Maria do Carmo que promete rigor contra agressores cumpre agenda com aliado acusado de violência doméstica

Presença de Rosses em agenda de Maria do Carmo reacende questionamentos sobre a aliança política diante do discurso da candidata em defesa das mulheres.

há 2 horas