Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima reinaugura Prato Cheio no Novo Israel e amplia atendimento a famílias vulneráveis

A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade.

Por Jonas Souza

10/09/2025 às 16:44

Notícias de Manaus – O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta quarta-feira (10/09), a unidade do restaurante popular Prato Cheio no bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus. O espaço passou a funcionar em um novo prédio, na Rua dos Caldeus, nº 2, com estrutura ampliada e localização estratégica, oferecendo mais conforto e reforçando o compromisso do governo com a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: David Reis rebate Zé Ricardo sobre a BR-319 e classifica situação da rodovia como “descaso histórico”

PUBLICIDADE

“Em 2019, tínhamos apenas sete restaurantes populares em Manaus. Hoje, são 44 em todo o Estado. No Novo Israel, entregamos uma estrutura melhor, mais confortável e estratégica, garantindo não só segurança alimentar, mas também nutricional, com acompanhamento de nutricionistas e alimentos de qualidade para quem mais precisa”, destacou o governador Wilson Lima.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, da deputada Alessandra Campelo, dos vereadores Allan Campelo e Diego Afonso, além da secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Kely Patrícia, e técnicos da Seas.

Moradora da comunidade, Zilma Bezerra, de 45 anos, destacou a importância do restaurante popular. “É comida boa, gostosa e organizada. Muitas vezes estamos sem trabalho e, com 1 real, conseguimos almoçar. Fico satisfeita”, afirmou.

Estrutura e serviços

PUBLICIDADE

O novo prédio recebeu serviços de limpeza, pintura, iluminação e sinalização, ampliando a comodidade e garantindo condições adequadas para o funcionamento diário. Desde 2022, a unidade do Novo Israel já serviu 704.575 refeições. Além da alimentação, o espaço promove palestras, oficinas e atividades educativas, incluindo o “Cantinho da Leitura”, voltado à cidadania, saúde e bem-estar da comunidade.

Programa Prato Cheio

O Prato Cheio é gerido pela Seas e atualmente conta com 44 unidades, sendo 18 em Manaus e 26 no interior do Amazonas. Entre janeiro de 2019 e setembro de 2025, foram servidas 17,9 milhões de refeições em todas as unidades, sendo 10,6 milhões na capital e 7,3 milhões no interior.

O serviço funciona em duas frentes: os restaurantes populares oferecem almoço por R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, enquanto as cozinhas populares distribuem sopa gratuita em porções de 1 litro, de segunda a sábado, no mesmo horário.

O modelo garante acesso diário à alimentação adequada para pessoas em extrema pobreza, baixa renda, desempregadas, com deficiência ou em situação de rua. Além disso, os restaurantes populares promovem integração social, palestras e oficinas sobre prevenção de doenças, cuidados nutricionais e práticas de bem-estar.

Com a reinauguração do Prato Cheio no Novo Israel, o Governo do Amazonas reforça o compromisso com a ampliação da rede de segurança alimentar, oferecendo não apenas refeições, mas também dignidade, cidadania e oportunidades de desenvolvimento social à população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Tráfico de drogas

Polícia Federal apreende mais de 12 kg de maconha em mala no aeroporto de Manaus

Suspeito foi preso em flagrante enquanto tentava embarcar para Fortaleza com a droga escondida na bagagem despachada.

há 24 minutos

Polêmica

“O que vai dar para as meninas? Pau!”: filho de Zé Felipe aprende frase polêmica e web critica

José Leonardo, de 1 ano e 10 meses, respondeu a uma pergunta incentivado por familiares, e vídeo dividiu opiniões entre internautas.

há 56 minutos

Cultura em Manaus

Sarau das Artes reúne música, poesia e dança com entrada gratuita no Centro de Manaus

Evento promovido pelo Fórum Setorial da Música do Amazonas acontece nesta quinta-feira (31), no Teatro Gebes Medeiros, com apresentações de artistas locais e microfone aberto ao público.

há 1 hora

Polícia

Preso por ameaçar ataque a viaturas é agiota e voltou a intimidar vítimas após operação em Manaus

Investigado na Operação Tormenta, Gustavo da Silva Albuquerque dizia na porta da delegacia que ‘não daria em nada’, mas foi capturado nesta terça-feira e levado ao 1º DIP.

há 2 horas

Debochado

Homem que ameaçou metralhar viatura debocha da polícia na porta de delegacia em Manaus

Segundo a Polícia Civil, suspeito possui três mandados de prisão preventiva, é investigado por extorsão e agiotagem e também foi alvo da Operação Tormenta.

há 2 horas