Redação AM POST
O ex-deputado estadual Lino Chíxaro e o empresário Murad Aziz, irmão do senador Omar Aziz (PSD), foram condenados pelos crimes de obstrução das investigações da operação Cashback, quarta fase da operação Maus Caminhos, realizada pela Polícia Federal no Amazonas em 2018. A decisão é da juíza Ana Paula Zerizawa da 4ª Vara Federal do Amazonas, que determinou penas que juntas somam nove anos de prisão em regime semiaberto.
PUBLICIDADE
Murad Aziz pegou a pena maior de cinco anos de prisão, enquanto Lino Chíxaro foi condenado a quatro anos e três meses. Ambos também terão que pagar multa de R$ 343 mil.
“A culpabilidade do Réu é elevada e merece agravar a pena, considerando o conjunto dos vários bens desviados e
escondidos e que o próprio réu fugiu do distrito da culpa”, disse e juíza na sentença do irmão de Omar Aziz.
Absolvição
A magistrada também decidiu na mesma sentença absolver Jader Helker Pinto, Gilberto Aguiar e o médico Mouhamad Moustafa, por entender que eles não concorreram para obstrução das investigações.
PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Gilberto mandou informações para Jader em uma rede social usando um perfil falso no nome de “Pablo” e com isso, Jader enviou as informações para os investigados na “Cashback”, principalmente o irmão de Omar Aziz. Para a juíza não é possível dizer que Jader avisou Murad e Lino acerca das investigações.
Para ler a sentença na íntegra CLIQUE AQUI