A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Maus Caminhos

Seis implicados na Operação Maus Caminhos são condenados pelo desvio de R$ 1,3 milhão da Saúde no Amazonas

Na decisão, juiza diz que que o esquema tinha o objetivo de enriquecer Mouhamad Moustafá.

Por Hugo Guimarães

07/05/2020 às 20:23 - Atualizado em 08/05/2020 às 12:23

REDAÇÃO AM POST

PUBLICIDADE

O médico Mouhamad Moustafá, a advogada Priscila Coutinho, a enfermeira Jennifer Naiyara e os ex-gestores do Centro de Reabilitação em Dependência Química – CRDQ, Pablo Gnutzmann, Paulo César de Souza e Rossycleia da Silva, implicados na Operação Maus Caminhos foram condenados pelo desvio de R$ 1,3 milhão da saúde do Amazonas. A decisão é da juíza Ana Paula Serizawa, da 4ª Vara Federal do Amazonas, e foi proferida na última terça-feira (5).

Os desvios ocorreram através de contrato entre o Instituto Novos Caminhos (INC) e a empresa Salvare Serviços Médicos. A magistrada afirma na decisão que o esquema tinha o objetivo de enriquecer Mouhamad Moustafá, apontado como líder de um esquema que desviou milhões em verbas na Saúde do Estado.

“Era uma simulação feita no intuito de transferir recursos públicos para a empresa Salvare, sem que esta prestasse devidamente o serviço contratado, enriquecendo de forma ilícita seu sócio administrador, Mouhamad Moustafá”, afirmou a juíza na decisão.

Penas
Jennifer foi condenada a 2 anos 4 meses e 10 dias em regime fechado além do pagamento de uma multa de quase R$ 44 mil reais.

Já Mouhamad Moustafá pegou a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, e vai ter que pagar uma multa de R$ 1,5 milhão. Ele está em prisão preventiva desde dezembro de 2018 após quebrar medida cautelar ao manter contato com outro investigado na ‘Maus Caminhos’.

PUBLICIDADE

Priscila Coutinho, que era diretora financeira da Salvare, foi condenada a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado e deve pagar multa de aproximadamente R$ 199,2 mil. Ela foi delatora na operação ‘Maus Caminhos’.

Pablo foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado e multa de aproximadamente R$ 37 mil. Paulo César de Souza foi condenado a 3 anos de prisão em regime aberto e multa de R$ 15 mil. Rossycleia da Silva a 3 anos, 1 mês e 15 dias de prisão em regime aberto e multa de R$ 16 mil.

Jennifer e Pablo também terão que devolver o valor de R$ 1,3 milhão desviado da Saúde do Amazonas, com atualização monetária, de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Garantido leva lenda inédita de Kamara à arena com alegoria gigante inspirada na cosmologia Hexkaryana

Alegoria de 25 metros de altura apresenta a onça-mãe ancestral Kamara, símbolo da criação, da floresta e da preservação da Amazônia.

há 37 segundos

Amazonas

Caprichoso homenageia Ronaldo Barbosa e emociona a galera na segunda noite do Festival de Parintins

Compositor de mais de 110 toadas foi ovacionado no Bumbódromo durante homenagem conduzida pelo Amo do Boi, Caetano Medeiros.

há 30 minutos

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 8 horas

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 8 horas

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 8 horas