A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Meio Ambiente

Estiagem se agrava no Amazonas e mais 14 estados brasileiros; confira a lista

O monitoramento mostrou que a região Norte teve a situação mais severa e registrou seca extrema.

Por Hugo Guimarães

03/09/2024 às 07:17

Foto: Marcos Vicentti/Secom AM

A seca se intensificou em 15 estados brasileiros entre junho e julho de 2024, de acordo com o Monitor de Secas, divulgado nesta segunda-feira (2). Além disso, o fenômeno voltou a ser registrado em quatro estados do Nordeste — Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe — que não apresentavam seca anteriormente. Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficaram livres da seca em julho, enquanto em outros quatro estados e no Distrito Federal a situação permaneceu estável.

PUBLICIDADE

Os estados onde a seca se agravou são Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O monitoramento apontou que a região Norte enfrenta as condições mais severas, com seca extrema, enquanto o fenômeno se expandiu por todas as regiões do país.

Oito estados e o Distrito Federal registraram seca em 100% de seus territórios em julho: Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins. No Amazonas, que lidera a área total afetada, o governador Wilson Lima declarou situação de emergência e emergência em saúde pública em todos os 62 municípios devido à estiagem.

Entre junho e julho, a área total afetada pela seca aumentou de 5,96 milhões para 7,04 milhões de km², o que representa 83% do território brasileiro. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) classificou a seca atual, que se estende desde 2023, como “a mais intensa da história recente” do Brasil.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 5 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 6 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 6 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 7 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 7 horas