A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Meio Ambiente

Exploração de petróleo pode ser fonte de recursos para combater desmatamento na Amazônia

A declaração foi feita pelo secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro de Almeida.

Por Hugo Guimarães

02/06/2023 às 10:13

Recursos provenientes da exploração de petróleo podem ser usados para combater o desmatamento na Amazônia, de acordo com o secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro de Almeida. Durante uma audiência na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Almeida defendeu os projetos de exploração, afirmando que eles contam com o apoio dos secretários estaduais do setor na Amazônia Legal.

PUBLICIDADE

O secretário destacou a necessidade de recursos para combater o desmatamento no estado, mencionando a falta de recursos para manter helicópteros em base fixa no Pará. Segundo ele, a maioria das emissões de gases do efeito estufa do estado é proveniente do desmatamento. Almeida ressaltou que os recursos internacionais destinados à preservação não estão sendo suficientes devido a limitações de avaliação da União e outras burocracias, tornando-se ainda mais importante uma nova fonte de recursos, como a exploração de petróleo e gás.

Em relação à transição energética, Almeida reconheceu que ela não será concluída nos próximos 20 anos e que existe um problema de coordenação mundial e organização nessa transição. Ele enfatizou a importância estratégica da abertura de novas fontes de exploração de petróleo e gás no Brasil, destacando que as reservas atuais devem se esgotar em até 13 anos, o que poderia levar o país a voltar a ser um importador de petróleo.

Durante a reunião, Carlos Agenor Cabral, coordenador-geral de Programas do Ministério de Minas e Energia, fez um apelo pela abertura de novas fontes de exploração de petróleo e gás, destacando a segurança da exploração na região e seu potencial para gerar arrecadação de pelo menos R$ 1 trilhão e dezenas de milhares de empregos. Ele afirmou que o licenciamento ambiental será rigoroso e que qualquer concessão de licença estará em conformidade com os requisitos do Ibama e da ANP.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que técnicos do órgão estão avaliando o pedido de reconsideração apresentado pela Petrobras em relação ao veto de licenciamento ambiental para a perfuração de um poço na Margem Equatorial. Agostinho deixou claro, no entanto, que o Ibama não tomará decisões precipitadas e que a concessão da licença dependerá do cumprimento dos requisitos ambientais. Ele reforçou o compromisso do órgão com a viabilidade ambiental dos projetos e destacou que qualquer projeto que não atenda a esses requisitos receberá uma resposta negativa do órgão.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 12 minutos

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio de Manaus tem mais de 30 passagens pela polícia

Rafael Souza Santos, conhecido como “Cajuzinho”, foi atacado após discussão; polícia realiza buscas por morador apontado como autor do crime.

há 20 minutos

Política

Jander questiona apoio de Maria do Carmo a Rosses, acusado de violência doméstica: “mulher tem que ajudar a defender mulheres”

Vereador citou a pré-candidata ao Governo do Amazonas durante confronto com Coronel Rosses.

há 21 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 1,2 mil agentes e amplia esquema de segurança com tecnologia de reconhecimento facial

Operação reúne forças estaduais, federais e municipais para reforçar segurança de moradores e turistas durante o festival folclórico.

há 36 minutos

Amazonas

Doação de sangue em Manaus: HPS Platão Araújo realiza mobilização para reforçar estoques e atender alta demanda por transfusões

Ação acontece nesta quinta-feira (25) na zona Leste da capital e busca ampliar número de doadores voluntários.

há 53 minutos