O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Meio Ambiente

Justiça proíbe presidente da Potássio do Brasil de entrar em aldeia indígena no AM

Adriano Espeschit foi proibido de entrar em aldeia Mura.

  • Por AM POST

  • 21/07/2024 às 16:19

  • Leitura em 1 minuto

Foto: Divulgação

A Justiça Federal do Amazonas impôs uma proibição ao empresário Adriano Espeschit, presidente da mineradora Potássio do Brasil, impedindo-o de entrar na aldeia Guapenu, habitat do povo indígena mura em Autazes, a 112 km de Manaus. A decisão foi tomada para proteger os direitos dos indígenas em meio a tensões sobre um projeto de exploração de potássio na região.

Assinada pela juíza Jaiza Fraixe da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, a determinação prevê uma multa diária de R$ 100 mil caso o empresário descumpra a ordem judicial. Espeschit planejava visitar a aldeia para discutir o projeto com os indígenas, mas a denúncia da Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (Olimcv) alertou que ele tinha uma reunião marcada para o dia seguinte à decisão.

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) e os indígenas mura acusam a Potássio do Brasil de assédio e ameaças de morte durante o processo de licenciamento do projeto, que envolve terras em fase de demarcação pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

A juíza ressaltou que “o bem viver de um povo indígena só pode ser decidido por ele próprio,” destacando que qualquer tentativa externa de interferência é inaceitável.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias