A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Casa Branca diz que Trump decidirá sobre entrar ou não em guerra com Irã em duas semanas

Apesar de ainda apostar na diplomacia, o republicano considera o uso da força caso Teerã não recue em seu programa nuclear.

31/07/2025 às 00:00

Notícias do Mundo A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira, 19, que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomará uma decisão nas “próximas duas semanas” sobre uma eventual entrada do país na guerra entre Israel e Irã. Em coletiva de imprensa, Leavitt frisou que Trump “ainda acredita em uma solução diplomática para a crise Israel-Irã” e que o caminho do diálogo segue sendo considerado por Washington.

PUBLICIDADE

Segundo ela, “o enviado dos EUA, Steve Witkoff, tem mantido contato com o Irã, e a troca de comunicações continua”, o que mantém aberta a possibilidade de retomada das negociações. “Trump acha que o Irã pode voltar à mesa de negociações em um futuro próximo”, disse Leavitt, acrescentando que o republicano está “sempre interessado em uma solução diplomática, mas não tem medo de usar força” se for preciso.

Leia também: Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra ministro Alexandre de Moraes

A porta-voz ressaltou, no entanto, que qualquer eventual acordo com Teerã não pode permitir o enriquecimento de urânio. Em tom mais grave, Leavitt declarou que “é um fato que o Irã nunca esteve tão perto de uma arma nuclear”, e alertou que o país persa “pode e deve fazer um acordo ou então enfrentará graves consequências”. Para ela, o Irã está em uma posição “vulnerável”.

Sobre movimentações internacionais, Leavitt disse que não há sinais de que a China esteja se envolvendo militarmente no Irã. Ainda assim, os EUA seguem monitorando o cenário, especialmente diante da reunião prevista entre autoridades iranianas e europeias nesta sexta-feira. “Vamos ver como será.”

Ao ser questionada sobre os preços do petróleo, Leavitt mencionou que Trump monitora “de perto” os valores e que está “avaliando diversos fatores”, sem dar detalhes.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 2 minutos

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 38 minutos

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 56 minutos

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 1 hora

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Arsepam reforça fiscalização no transporte hidroviário com previsão de 100 mil passageiros

Operação especial amplia vistorias em portos de Manaus, Parintins e Itacoatiara para garantir segurança durante o aumento do fluxo do festival.

há 1 hora