A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Ao menos 58 mortos e 20 feridos após ataque russo, diz Ucrânia

O governo ucraniano diz que a ação é uma “invasão total”.

Por Hugo Guimarães

24/02/2022 às 09:25

Ao menos 40 militares ucranianos e 18 civis morreram após o avanço das tropas russas na Ucrânia, informou o assessor presidencial Oleksiy Arestovych em coletiva de imprensa. Na madrugada de hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, deu sinal verde para o que definiu como “operação militar especial” contra a Ucrânia. O governo ucraniano diz que a ação é uma “invasão total”.

Segundo levantamento preliminar da Polícia Nacional e o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia, as mortes confirmadas são:

Três civis mortos em Donetsk, na cidade de Vugledar, após bombardeios;

Um morto em Berdyansk após forças russas alvejarem uma unidade militar de defesa aérea;

Três guardas de fronteiras mortos em Skadovsk;

PUBLICIDADE

Um guarda de fronteira morto em Kherson após bombardeio;

Um menino morreu após explosão durante incêndio em prédio residencial em Chuguiv.

A Polícia Nacional da Ucrânia informou que, no momento, está apurando as informações de mortos e feridos em Obukhiv após um avião militar das Forças Armadas da Ucrânia ser abatido.

Foram registrados pelo menos 20 militares feridos nas cidades Nikolaev, Berdyansk, Skadovsk, Myrhorod e Odesa.

Segundo autoridades ucranianos, helicópteros russos atacaram hoje o aeroporto militar Gostomel, perto da capital Kiev. Três deles foram derrubados. A Ucrânia diz que militares russos tentavam invadir Kiev e a região de Zhytomyr, na fronteira com Belarus.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia informou que uma de suas instalações em Kiev, na capital, foi bombardeada “provavelmente por mísseis”.

https://twitter.com/DPSU_ua/status/1496750250081415170?s=20&t=anGR2Pw_OZNMf51s__3CpA

O anúncio da invasão russa foi feito por Putin, na madrugada de hoje, durante um pronunciamento transmitido em cadeia nacional.

“Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial. Nossa análise concluiu que nosso confronto com essas forças [ucranianas] é inevitável (…) Algumas palavras para aqueles que seriam tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente e você terá consequências que nunca teve antes em sua história”.

Logo após o discurso, repórteres da rede americana CNN disseram ter ouvido explosões em Kiev, capital da Ucrânia, e em Kharkiv, a segunda maior cidade, localizada no nordeste do país.

PUBLICIDADE

A Rússia tem mais de 150 mil soldados, tanques e mísseis posicionados ao longo da fronteira ucraniana. O regime de Vladimir Putin —que, inicialmente, negou a intenção de invasão e acusou americanos de “histeria”— reclama de uma eventual adesão de Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética.

Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região. Por isso, o presidente quer uma declaração formal de que a Ucrânia nunca vai se filiar à aliança.

Em contrapartida, os Estados Unidos e países aliados do Ocidente (como o Reino Unido, França e a Alemanha) ameaçam o país com “sanções econômicas severas” e “resposta ágil”.

A Rússia já anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014, o que culminou em sanções econômicas dos EUA e da União Europeia. O país também é acusado de financiar os rebeldes pró-Moscou que controlam as autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e Donetsk, na região de Donbass.

Rússia fecha parcialmente espaço aéreo

PUBLICIDADE

O Safe Airspace, plataforma criada para monitorar a segurança e zonas de conflito para as companhias aéreas, disse que aumentou seu nível de risco para “não voar”. Assim, os voos devem parar sobre qualquer parte da Ucrânia por causa do risco de um abate não intencional ou um ataque cibernético contra o controle de tráfego aéreo.

“Independentemente dos movimentos reais das forças russas na Ucrânia, o nível de tensão e incerteza na Ucrânia agora é extremo”, disse Safe Airspace em seu site: “Isso por si só dá origem a um risco significativo para a aviação civil”.

A Rússia, inclusive, fechou parcialmente o espaço aéreo na sua fronteira com a Ucrânia. De acordo com um comunicado aos aviadores e missões aéreas, o objetivo era “fornecer segurança”. A notificação traz as rotas específicas e altitudes a serem evitadas.

Putin diz que não vai ceder

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (23) que não vai ceder em suas exigências na crise em que enfrenta com vários países ocidentais, em meio aos temores da comunidade internacional sobre uma invasão da Ucrânia.

“Os interesses e a segurança de nossos cidadãos não são negociáveis para nós”, declarou Putin, em um breve discurso exibido na televisão por ocasião do Dia do Defensor da Pátria.

A Rússia exige que a Ucrânia nunca seja admitido como integrante da Otan e também uma “desmilitarização” de Kiev, assim como concessões territoriais aos separatistas pró-Rússia. As exigências foram rejeitadas pelos países ocidentais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagem de adolescente desaparecida em Manacapuru e pede ajuda nas buscas

Nayra Correia da Silva, de 14 anos, está desaparecida desde o último sábado (27).

há 9 minutos

Caiu na rede é post!

Davi Brito publica vídeo íntimo com namorada e viraliza na web; confira

Campeão do BBB 24 publicou momento inusitado com Emilly Araujo.

há 24 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro avalia deixar a política após desgaste interno no bolsonarismo, dizem aliados

Segundo pessoas próximas, ex-primeira-dama estaria insatisfeita com conflitos internos e com o espaço destinado às lideranças femininas dentro da legenda.

há 46 minutos