A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Bilionário Jeff Bezos faz 1ª viagem ao espaço em voo sem piloto; veja como foi

O voo suborbital histórico marca o início de uma nova era no turismo espacial comercial privado.

Por Natan AMPOST

20/07/2021 às 15:59

Reuters

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, e três tripulantes voaram sobre o deserto do Texas a bordo do foguete New Shepard, empreendimento espacial de sua empresa Blue Origin, nesta terça-feira e retornaram à Terra, um voo suborbital histórico que marca o início de uma nova era no turismo espacial comercial privado.

PUBLICIDADE

A espaçonave ligou seus motores BE-3 para uma decolagem da Plataforma de Lançamento Um da Blue Origin, a cerca de 20 milhas (32 km) da cidade rural de Van Horn. Em uma manhã fria para o lançamento, o céu estava claro com algumas nuvens dispersas.

O voo do bilionário norte-americano de 57 anos durou cerca de 10 minutos e 20 segundos, nove dias depois que o britânico Richard Branson esteve a bordo do voo suborbital de sucesso de sua concorrente, a empresa de turismo espacial Virgin Galactic, saindo do Novo México.

Depois que a cápsula se separou do impulsionador, a tripulação deve ter se desafivelado por alguns minutos sem gravidade. Em seguida, a cápsula retornou à Terra com paraquedas, usando um sistema retro-thrust de última geração que expeliu uma “almofada de ar” para um pouso suave no deserto do Texas.

Bezos fez um sinal com o polegar para cima, de dentro da cápsula, após pousar no solo do deserto antes de sair, usando um chapéu de cowboy e um traje de voo azul.

PUBLICIDADE

A missão é parte de uma batalha competitiva feroz entre a Blue Origin, de Bezos, e a Virgin Galactic, do também bilionário Branson, para explorar um mercado de turismo espacial potencialmente lucrativo que o banco suíço UBS estima que valerá US$ 3 bilhões anualmente em uma década.

Bezos e os outros passageiros entraram em um veículo SUV para uma curta viagem até a plataforma de lançamento antes de subirem a torre e embarcarem na espaçonave branca reluzente, com um desenho de pena azul na lateral. Cada passageiro tocou um sino brilhante antes de embarcar na cápsula da nave.

Branson chegou ao espaço primeiro, mas Bezos deva ter voado mais alto –62 milhas (100 km) para a Blue Origin em comparação com 53 milhas (86 km) para a Virgin Galactic– no que os especialistas chamam de o primeiro voo espacial sem pilotos do mundo, composto apenas por civis. Ele representa o primeiro voo tripulado da Blue Origin ao espaço.

Bezos, fundador da empresa de comércio eletrônico Amazon, e seu irmão Mark Bezos, se juntaram a outros dois. A aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o recém-formado no ensino médio Oliver Daemen, de 18 anos, que juntos se tornaram, respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço.

O voo coincide com a data em que os norte-americanos Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin se tornaram os primeiros humanos a andar sobre a Lua, em 20 de julho de 1969. New Shepard leva o nome de Alan Shepard, que em 1961 se tornou o primeiro norte-americano no espaço.

O lançamento foi testemunhado por membros da família Bezos e funcionários da Blue Origin, alguns espectadores se reuniram ao longo da rodovia antes do amanhecer e aplaudiram o voo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Foragido condenado por tentativa de latrocínio é recapturado pela Polícia Civil em Manaus

Homem foi localizado na zona Oeste da capital e cumprirá pena de 16 anos por crime cometido em Roraima; vítima sobreviveu após ser socorrida por populares.

há 3 minutos

Mundo

Menino de 11 anos pega caminhonete da família e mata oito monges budistas durante peregrinação

Acidente na Tailândia deixou ainda 23 pessoas feridas. Criança, que tem necessidades especiais, teria dirigido cerca de 10 quilômetros antes de atingir o grupo.

há 26 minutos

Brasil

STJ rejeita novo pedido de soltura de Deolane Bezerra

Influenciadora permanece presa por suposta ligação ao PCC.

há 27 minutos

Amazonas

Bandeira do Amazonas passa a ter 62 estrelas após aprovação de PEC na Aleam

Mudança atualiza o principal símbolo do estado para representar todos os 62 municípios amazonenses, mantendo o desenho e as cores originais.

há 37 minutos

Brasil

Falso árabe é preso após aplicar “golpe do amor” em idosa e roubar dela R$ 900 mil

Homem foi detido na estação do metrô Flamengo após investigações apontarem fraude sentimental e transferência de alto valor feita pela vítima.

há 59 minutos