A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas

Governo reafirma o princípio fundamental da soberania popular.

29/07/2024 às 12:22 - Atualizado em 29/07/2024 às 18:50

Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas

Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas-Foto: Reuters

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por meio de nota, que aguarda a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela dos “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

PUBLICIDADE

O comunicado diz que o Brasil “reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observadora por meio da verificação imparcial dos resultados”. O Itamaraty também cumprimentou a Venezuela pelo fato das eleições terem sido realizadas em clima pacífico.

“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem [domingo] na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”, diz a nota do MRE.

O governo brasileiro enviou como representante para acompanhar a votação o embaixador Celso Amorim, assessor especial de Relações Internacionais da Presidência da República.

Há a expectativa de que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna. Com isso, é possível verificar se as atas em mãos do CNE são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

Apesar de o CNE ter anunciado a vitória de Nicolás Maduro por 51,21% dos votos com 80% das urnas apuradas, a oposição liderada pelo candidato Edmundo González não reconheceu o resultado. Na madrugada desta segunda-feira (29), a líder da oposição María Corina Machado disse que eles tiveram acesso a 40% das atas e que elas indicariam que González venceu.

Lideranças de países ao redor do mundo se dividem entre aquelas que não reconhecem o resultado, como os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e da Argentina, Javier Milei; as que não desconhecem o resultado, mas pedem a publicação das atas, como a Colômbia, os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil, e aqueles que parabenizaram Maduro pela vitória, sem contestar a publicação das atas, como Rússia, Bolívia, China e Cuba.

Em discurso após o anúncio da sua vitória, Nicolás Maduro pediu que os países respeitem o resultado eleitoral. “O Poder eleitoral tem um sistema eleitoral de altíssimo nível de confiança, segurança e transparência com 16 auditorias”, garantiu, acrescentando que “quando houve o debate em que Donald Trump denunciou que lhe roubaram as eleições nos Estados Unidos, nós não nos metemos nisso”.

Questionados pela oposição pelo menos desde 2004, os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional. Porém, nos últimos pleitos, organizações internacionais como o Centro Carter e a Missão de Observação da União Europeia não apontaram fraude no voto e denúncias de fraudes de pleitos passados não foram formalizadas no país.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

‘Eu sou o chefe’, diz Trump a líderes na cúpula do G7

Declaração em tom de humor arrancou risadas de autoridades durante reunião da cúpula realizada na França.

há 8 minutos

Manaus

Perito aponta erro humano como causa de acidente que feriu grávida e marido em Manaus

Perito descartou falha mecânica preliminarmente e afirmou que motorista do coletivo invadiu a via principal antes da colisão

há 22 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que Moraes “não tem coragem de enfrentar Trump”

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o STF e afirmou que ministro evita confronto com o presidente dos Estados Unidos.

há 44 minutos

Esporte

Veja os jogos desta quarta-feira pela Copa do Mundo 2026

Portugal, Inglaterra, Colômbia e Croácia estreiam na competição em confrontos válidos pelos grupos K e L

há 44 minutos

Amazonas

Polícia Federal realiza leilão de veículos e bens apreendidos em Manaus

Caminhões, ônibus e automóveis estarão disponíveis para arrematação em certame marcado para o dia 25 de junho

há 1 hora