- Reprodução
Notícias do Mundo – O ataque do Irã à base aérea de Al Udeid, que abriga tropas dos Estados Unidos no Catar, ocorrido nesta segunda-feira (23/06), começou a impactar diretamente o transporte aéreo no país. Voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, aumentando a tensão entre passageiros. O brasileiro Ricardo Furquim, que estava no terminal, relatou ao portal Metrópoles a situação de incerteza, apesar da aparente normalidade no local.
Leia mais: Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã após 12 dias de conflito
PUBLICIDADE
“Estamos aqui em Doha e, apesar da notícia que chegou ao Brasil sobre o ataque, no saguão do aeroporto ainda está tudo tranquilo. Não há movimentação diferente ou anúncios sobre o ataque. O ambiente segue normal”, afirmou Furquim.
No entanto, o brasileiro relatou que a tensão aumentou ao verificar os painéis de voos no aeroporto, que começaram a exibir uma série de cancelamentos para diferentes destinos. “Agora a preocupação começa, porque já aparecem cancelamentos nos painéis. Voos para Londres, Dubai, Doha, Bagdá e Riad estão sendo cancelados um após o outro”, destacou.
Furquim informou que seu voo com destino a Hong Kong seguia confirmado até o momento e que a movimentação no aeroporto continuava regular. Entretanto, não havia, até então, comunicados oficiais das autoridades aeroportuárias sobre o ataque ou sobre os cancelamentos em massa.
PUBLICIDADE
Segundo informações da Autoridade Geral de Aviação Civil do Catar, o tráfego aéreo no país foi temporariamente suspenso como medida de segurança, após o governo catarense condenar publicamente o ataque iraniano à base aérea, considerada estratégica por abrigar tropas norte-americanas.
O ataque do Irã à base de Al Udeid ocorreu após ameaças de retaliação contra os EUA, elevando a tensão no Oriente Médio e refletindo rapidamente na rotina de viajantes internacionais.