O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

China condena bombardeios ao Irã e pede cessar-fogo imediato no Oriente Médio

Durante reunião emergencial da ONU, país asiático exige fim do uso da força e defende solução diplomática para crise nuclear.

Por Fernanda Pereira

22/06/2025 às 20:35

Foto: Reprodução

Notícias do Mundo – A China fez um apelo direto neste domingo (22) por um cessar-fogo imediato e o fim das hostilidades no Oriente Médio, durante reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. A convocação ocorreu após os recentes bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã, o que agravou ainda mais a tensão regional.

Representando Pequim, o embaixador chinês junto às Nações Unidas, Fu Cong, criticou duramente as ações militares norte-americanas e advertiu que os ataques violam normas fundamentais do direito internacional e a soberania iraniana. Ele destacou que a ofensiva ampliou os riscos de desestabilização no Oriente Médio e enfraqueceu o sistema internacional de controle de armas nucleares.

PUBLICIDADE

“As vítimas dessas ações são, como sempre, civis inocentes. A paz não pode ser construída com base na força”, afirmou Fu. Ele reforçou que o caminho mais viável para conter o avanço do conflito é o diálogo, e pediu que todas as partes envolvidas – incluindo Israel – abandonem as ações militares.

Leia mais: Brasil condena ataques a instalações nucleares no Irã e alerta para riscos globais

Durante seu discurso, o diplomata expressou “profunda tristeza” com o número crescente de vítimas e reiterou que o Conselho de Segurança deve agir com urgência e responsabilidade. Segundo Fu, China, Rússia e Paquistão apresentaram uma proposta de resolução pedindo cessar-fogo incondicional, proteção aos civis e retomada de negociações diplomáticas.

PUBLICIDADE

O conflito se intensificou após Israel, no último dia 13, lançar um ataque preventivo contra o Irã, alegando que o país estava prestes a concluir o desenvolvimento de uma arma nuclear. Neste sábado (21), os Estados Unidos ampliaram a ofensiva ao atingir três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

Teerã afirma que seu programa atômico tem fins pacíficos e que mantinha negociações com Washington no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), do qual é signatário. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), por sua vez, vinha apontando falhas no cumprimento das obrigações iranianas, embora admitisse não ter provas de que o país estivesse de fato construindo uma bomba.

PUBLICIDADE

A situação é agravada pelo histórico de sigilo de Israel sobre seu próprio programa nuclear. Embora nunca tenha confirmado oficialmente, o país é amplamente suspeito de manter um arsenal de ogivas atômicas desde a década de 1950.

O Conselho de Segurança deve continuar debatendo o tema nos próximos dias, enquanto cresce a expectativa por uma resposta internacional mais coordenada diante do risco de escalada militar em uma das regiões mais instáveis do mundo.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Esporte

Presidente da CBF se encontra com Ronaldo nos EUA e diz: ‘Portas estão sempre abertas’

Ronaldo tentou ser candidato à presidência da CBF, mas desistiu em março.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso após espancar ex-companheira por não aceitar fim do relacionamento no Amazonas

A agressão ocorreu na presença dos filhos do casal, de apenas 3 e 5 anos de idade.

há 2 horas

Brasil

Congresso cobra STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

Em documento protocolado no STF, Câmara e Senado acusam o governo Lula de desvirtuar a finalidade regulatória do IOF.

há 3 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro responsabiliza Lula por sanções de Trump: “Estou aqui preocupadíssimo”

Senador disse que o Brasil não tem capacidade de negociação com os EUA e defendeu a anistia.

há 4 horas

Brasil

Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo, revela levantamento do Tesouro Nacional

Sistema Judiciário consome mais recursos públicos que toda a estrutura de policiamento, bombeiros e sistema prisional somados, segundo dados do Tesouro Nacional.

há 4 horas