Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cinegrafista amazonense é ferido por estilhaços de míssil durante guerra na Ucrânia

Renato Belém Ramos, de 39 anos, foi atingido nas pernas, conseguiu conduzir a tropa em meio à ofensiva e se recupera em hospital militar.

Por Marcia Jornalist

04/02/2026 às 10:44 - Atualizado em 22/05/2026 às 16:09

cinegrafista renato belém ramos ferido na ucrânia

(Foto: Divulgação)

Resumo

Cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos é ferido por estilhaços de míssil durante ofensiva na guerra da Ucrânia, lidera tropa mesmo machucado e relata morte de companheiro em combate.

PUBLICIDADE

O cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos, de 39 anos, viveu momentos de extrema tensão durante um confronto na guerra da Ucrânia. Ele foi atingido por estilhaços de míssil em duas partes da perna durante uma ofensiva contra tropas russas, mas mesmo ferido conseguiu liderar sua tropa até o fim da ação militar.

O ataque ocorreu após dias de deslocamento em uma região considerada de alto risco. Segundo Renato, o grupo levou cerca de cinco dias para alcançar a posição estratégica onde acabaria sendo atingido.

Ofensiva em área de alto risco

De acordo com o relato, a tropa seguia para um ponto onde aguardaria a passagem de forças russas para iniciar o ataque. No percurso, os combatentes precisaram se abrigar em bunkers e avançar de forma gradual por causa da intensidade dos confrontos e da presença constante de artilharia pesada e drones no front.

Durante a ofensiva, Renato foi ferido pelos estilhaços, mas manteve o comando da equipe, formada em sua maioria por jovens com idades entre 19 e 20 anos. Ele afirmou que precisou manter a calma para garantir a segurança do grupo em meio ao caos do combate.

PUBLICIDADE

Morte de companheiro em combate

Mesmo conseguindo conduzir a tropa após o ataque, Renato lamentou a morte de um soldado que não resistiu aos ferimentos. O cinegrafista relatou que precisou carregar o companheiro por cerca de seis quilômetros em busca de socorro, enquanto o grupo ainda era alvo de novos bombardeios.

O soldado permaneceu consciente durante parte do trajeto, mas acabou morrendo antes de chegar ao atendimento médico. Renato descreveu a situação como uma das cenas mais difíceis que já enfrentou desde que passou a atuar na linha de frente do conflito.

Recuperação e decisão de retornar

Após o confronto, Renato Belém foi levado ao Hospital de Combatentes da Ucrânia, onde segue em recuperação e apresenta quadro estável. Mesmo após os ferimentos, ele afirmou que pretende retornar ao campo de batalha assim que estiver fisicamente apto.

Essa não foi a primeira vez que o amazonense ficou ferido na guerra. Em uma missão anterior, ele já havia sido atingido pelo impacto de uma granada lançada contra sua equipe. Ainda assim, continua registrando e divulgando imagens da linha de frente, expondo a realidade do conflito.

Coragem de voluntários estrangeiros

A trajetória de Renato Belém Ramos evidencia os riscos enfrentados por voluntários estrangeiros que atuam ao lado da resistência ucraniana. Além de registrar o conflito, ele vivencia diariamente o poder de fogo russo e a imprevisibilidade das batalhas, em um cenário marcado por perdas humanas e destruição.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Vasco anuncia contratação do técnico português Pedro Emanuel até 2027

Treinador de 51 anos assume o comando do Cruz-Maltino com contrato válido até dezembro de 2027 e chega acompanhado de quatro profissionais para a comissão técnica.

há 8 horas

Polícia

Polícia divulga imagens de suspeitos de roubo de R$ 200 mil e pede ajuda para identificá-los em Manaus

Crime aconteceu no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital.

há 8 horas

Brasil

Vítima recorre ao STJ após absolvição de Thiago Brennand em ação por estupro

Stefanie Cohen contesta decisão da Justiça de São Paulo que absolveu o empresário.

há 8 horas

Eleições 2026

Marcelo Ramos rebate Braga e diz que nunca foi procurado para coordenar campanha de Lula

Ramos diz que anunciará sua decisão sobre candidatura ao Senado após conversar com familiares e integrantes do PT.

há 8 horas

Brasil

ANP lança aplicativo que avalia postos de combustíveis e permite denunciar preço abusivo

Nova plataforma mostra histórico de fiscalização, qualidade dos combustíveis, origem dos produtos e oferece canal direto para denúncias de irregularidades.

há 9 horas