Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cinegrafista amazonense é ferido por estilhaços de míssil durante guerra na Ucrânia

Renato Belém Ramos, de 39 anos, foi atingido nas pernas, conseguiu conduzir a tropa em meio à ofensiva e se recupera em hospital militar.

Por Marcia Jornalist

04/02/2026 às 10:44 - Atualizado em 22/05/2026 às 16:09

cinegrafista renato belém ramos ferido na ucrânia

(Foto: Divulgação)

Resumo

Cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos é ferido por estilhaços de míssil durante ofensiva na guerra da Ucrânia, lidera tropa mesmo machucado e relata morte de companheiro em combate.

PUBLICIDADE

O cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos, de 39 anos, viveu momentos de extrema tensão durante um confronto na guerra da Ucrânia. Ele foi atingido por estilhaços de míssil em duas partes da perna durante uma ofensiva contra tropas russas, mas mesmo ferido conseguiu liderar sua tropa até o fim da ação militar.

O ataque ocorreu após dias de deslocamento em uma região considerada de alto risco. Segundo Renato, o grupo levou cerca de cinco dias para alcançar a posição estratégica onde acabaria sendo atingido.

Ofensiva em área de alto risco

De acordo com o relato, a tropa seguia para um ponto onde aguardaria a passagem de forças russas para iniciar o ataque. No percurso, os combatentes precisaram se abrigar em bunkers e avançar de forma gradual por causa da intensidade dos confrontos e da presença constante de artilharia pesada e drones no front.

Durante a ofensiva, Renato foi ferido pelos estilhaços, mas manteve o comando da equipe, formada em sua maioria por jovens com idades entre 19 e 20 anos. Ele afirmou que precisou manter a calma para garantir a segurança do grupo em meio ao caos do combate.

PUBLICIDADE

Morte de companheiro em combate

Mesmo conseguindo conduzir a tropa após o ataque, Renato lamentou a morte de um soldado que não resistiu aos ferimentos. O cinegrafista relatou que precisou carregar o companheiro por cerca de seis quilômetros em busca de socorro, enquanto o grupo ainda era alvo de novos bombardeios.

O soldado permaneceu consciente durante parte do trajeto, mas acabou morrendo antes de chegar ao atendimento médico. Renato descreveu a situação como uma das cenas mais difíceis que já enfrentou desde que passou a atuar na linha de frente do conflito.

Recuperação e decisão de retornar

Após o confronto, Renato Belém foi levado ao Hospital de Combatentes da Ucrânia, onde segue em recuperação e apresenta quadro estável. Mesmo após os ferimentos, ele afirmou que pretende retornar ao campo de batalha assim que estiver fisicamente apto.

Essa não foi a primeira vez que o amazonense ficou ferido na guerra. Em uma missão anterior, ele já havia sido atingido pelo impacto de uma granada lançada contra sua equipe. Ainda assim, continua registrando e divulgando imagens da linha de frente, expondo a realidade do conflito.

Coragem de voluntários estrangeiros

A trajetória de Renato Belém Ramos evidencia os riscos enfrentados por voluntários estrangeiros que atuam ao lado da resistência ucraniana. Além de registrar o conflito, ele vivencia diariamente o poder de fogo russo e a imprevisibilidade das batalhas, em um cenário marcado por perdas humanas e destruição.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 4 minutos

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 6 minutos

Polícia

VÍDEO: Casal é procurado após furtar produtos de drogaria na zona Norte de Manaus

Dupla foi flagrada por câmeras de segurança escondendo mercadorias e deixando o estabelecimento sem efetuar o pagamento.

há 27 minutos

Violência Doméstica

VÍDEO: homem faz filho de 1 ano refém após atacar companheira em Coari

Suspeito se trancou no quarto com o bebê e obrigou a polícia a arrombar a porta para resgatar a criança.

há 41 minutos

Política

Condenação confirmada: TRE-AM mantém decisão que obriga Alberto Neto e Maria do Carmo a devolver R$ 768,7 mil ao Tesouro Nacional

Acórdão do TRE mantém a desaprovação das contas da chapa das eleições municipais de 2024 e determina devolução de recursos ao Tesouro Nacional.

há 49 minutos