Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Colômbia ameaça acionar Peru nos tribunais internacionais por soberania de ilha no Rio Amazonas

Gustavo Petro ameaça acionar tribunais internacionais; Lima nega disputa e reafirma soberania.

Por Hugo Guimarães

09/08/2025 às 11:31 - Atualizado em 09/08/2025 às 12:47

  • Certainly! Please provide the content you would like summarized.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Fotos: EFE/EPA/Presidency of Colombia // EFE/ Carlos Ortega

Notícias do Brasil – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta quinta-feira (7) que poderá levar o Peru a instâncias internacionais caso não haja acordo sobre a soberania da Ilha de Santa Rosa, localizada no Rio Amazonas, próxima à tríplice fronteira com o Brasil. Segundo Petro, o território foi “ocupado” por autoridades peruanas, em violação ao Protocolo do Rio de Janeiro, de 1934, que estabeleceu os limites entre os dois países.

PUBLICIDADE

O governo peruano, liderado por Dina Boluarte, rejeitou a acusação e declarou que não existe discussão sobre a posse da ilha, transformada este ano no município de Santa Rosa de Loreto. “Não cederemos nenhum milímetro de nossas terras”, afirmou o chanceler Elmer Schialer, classificando a posição colombiana como “totalmente errada” sob aspectos jurídicos, geográficos e históricos.

Leia mais: Após atentado contra Miguel Uribe, Gustavo Petro gera revolta ao dizer que prioridade é “proteger a vida do atirador”

As declarações de Petro ocorreram em Letícia, no Trapézio Amazônico, região que faz divisa com Tabatinga (AM) e com a área em disputa. O presidente colombiano defendeu que os limites atuais não correspondem ao que foi definido em tratados passados e acusou Lima de violar acordos.

Apesar das críticas, ele sinalizou que Bogotá poderá retomar a participação na Comissão Mista Permanente para Inspeção da Fronteira Colombo-Peruana, com reunião prevista para setembro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 6 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 6 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 7 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 7 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 8 horas