A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Costa Rica fecha embaixada em Cuba e expulsa os diplomatas: ‘Limpar o hemisfério de comunistas’

Costa Rica fecha embaixada em Cuba e expulsa os diplomatas: ‘Limpar o hemisfério de comunistas’

Por Arquipo Goes

19/03/2026 às 10:16 - Atualizado em 19/03/2026 às 16:41

Banner com informações sobre a programação da embaixada da Costa Rica em Havana

Imagem mostra um banner com informações sobre a programação da embaixada da Costa Rica em Havana. FOTO: Reprodução

Resumo:

Costa Rica fecha embaixada em Cuba, expulsa diplomatas e eleva tensão diplomática em meio a alinhamento com os Estados Unidos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias do Mundo – A Costa Rica anunciou o fechamento de sua embaixada em Havana e determinou a saída de diplomatas cubanos do país, em uma decisão que eleva a tensão política na América Latina.

O presidente Rodrigo Chaves afirmou que o governo não reconhece a legitimidade do regime cubano, citando denúncias de repressão e violações de direitos humanos na ilha.

Leia também: Irã amplia guerra e mira setor energético no Golfo Pérsico, elevando risco global

Rompimento diplomático

Com a medida, os dois países deixam de manter relações diplomáticas neste momento. O governo costarriquenho estabeleceu prazo até o fim do mês para que os representantes de Cuba deixem o território.

Apesar disso, foi mantida a possibilidade de atuação de funcionários consulares para atendimento de cidadãos cubanos que vivem na Costa Rica. Já os costarriquenhos em Cuba deverão ser assistidos por meio da embaixada no Panamá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Declarações e repercussão

Durante o anúncio, o presidente fez duras críticas ao governo cubano e defendeu uma postura mais firme contra regimes alinhados ao comunismo no continente.

A decisão ocorre em um contexto de aproximação da Costa Rica com os Estados Unidos, especialmente sob a influência do presidente Donald Trump, que tem intensificado pressões políticas e econômicas sobre Cuba.

Reação de Cuba

O governo cubano classificou a decisão como arbitrária e afirmou que a medida atende a interesses externos, criticando o alinhamento da Costa Rica com a política norte-americana.

Segundo a chancelaria de Havana, a ação ignora os interesses do próprio povo costarriquenho e reforça tentativas de isolamento da ilha na região.

Contexto regional

A decisão também ocorre em meio a um cenário de maior tensão geopolítica, com países latino-americanos adotando posições mais duras em relação a Cuba.

Além disso, a ilha enfrenta uma crise econômica agravada por restrições externas e mudanças no cenário energético, o que aumenta a pressão internacional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 6 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 6 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 7 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 7 horas