A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Cubanos temem tempos mais difíceis após queda de Maduro e incertezas no fornecimento de petróleo

Vivendo sob o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962, a maioria dos cubanos já enfrenta dificuldades.

Por Jonas Souza

06/01/2026 às 20:38

Notícias do Mundo – Moradores de Cuba demonstram apreensão com o futuro econômico do país em 2026 após a queda do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro. Em meio a uma crise econômica profunda, a população avalia que a situação pode se agravar ainda mais com a perda de um de seus principais aliados internacionais e maior fornecedor de petróleo.

PUBLICIDADE

Leia mais: EUA recuam e retiram acusação de que Maduro comandava o “Cartel de Los Soles”

Em Havana, o motorista Axel Alfonso, de 53 anos, que trabalha para uma empresa estatal, afirma que o próximo ano tende a ser especialmente difícil. Segundo ele, a dependência histórica do petróleo venezuelano torna o cenário ainda mais preocupante. “Se a Venezuela é o principal fornecedor de petróleo para Cuba, o cenário econômico vai ficar um pouco complicado. 2026 vai ser duro, muito duro”, avaliou.

Vivendo sob o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962, a maioria dos cubanos já enfrenta dificuldades como escassez de alimentos, medicamentos, combustível e frequentes apagões. Para muitos, a mudança no cenário político venezuelano representa mais um fator de instabilidade em um contexto já delicado.

A recepcionista Madelín Terris, de 55 anos, compartilha da mesma preocupação. Para ela, a situação pode se deteriorar ainda mais nos próximos meses. “Pode ficar mais difícil, pode piorar”, afirmou, ao comentar o impacto da crise regional sobre a vida cotidiana na ilha.

PUBLICIDADE

A relação entre Cuba e Venezuela se consolidou ao longo das últimas décadas, com o envio de petróleo venezuelano em troca de serviços profissionais, como médicos e técnicos cubanos. Nos últimos anos, no entanto, o fornecimento já vinha sendo reduzido, agravando os problemas energéticos e econômicos do país.

No cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou recentemente que Cuba estaria “prestes a cair” após a queda de Maduro, ressaltando que a ilha teria dificuldades para se sustentar sem o apoio energético da Venezuela. Apesar disso, o republicano minimizou a necessidade de uma intervenção militar direta.

Diante desse contexto, cubanos seguem atentos aos desdobramentos políticos na América Latina e temem que 2026 marque um período ainda mais duro, com impactos diretos na economia, no abastecimento e na qualidade de vida da população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 2 horas

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 2 horas

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 2 horas

Amazonas

Valentina Cid emociona o Bumbódromo ao se transformar em beija-flor ao som de ‘Rostinho de Anjo’ em Parintins

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso encantou o público com uma apresentação inspirada na fauna amazônica durante a segunda noite.

há 2 horas

Mundo

Trump ameaça Irã e diz que país pode “deixar de existir” após novos ataques dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que poderá ampliar a ofensiva militar caso o Irã continue violando o acordo de cessar-fogo.

há 3 horas