A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Deputados da Espanha aprovam que crianças possam mudar de sexo sem consentimento dos pais

Projeto prevê que crianças a partir de 12 anos alterem nome e gênero em documentos.

Por Hugo Guimarães

22/12/2022 às 15:49 - Atualizado em 22/12/2022 às 17:44

Deputados espanhóis aprovaram, nesta quinta-feira (22), um projeto de lei que admite que menores de 16 anos mudem de sexo sem a necessidade de qualquer autorização de parentes com mais idade. O texto agora vai para o Senado nas próximas semanas e, se for aprovado, fará da Espanha um dos poucos países que permitem a autodeterminação de gênero mediante, apenas, solicitação pessoal. Ou seja, sem que seja preciso a autorização de um responsável.

PUBLICIDADE

A reivindicação é uma proposta capitaneada pelo partido de esquerda radical Podemos, cujo líder é o socialista Pedro Sánchez.

A ministra da Igualdade, Irene Montero, entende que esse é um direito que qualquer um deve ter acesso, até mesmo os menores de idade.

– As pessoas trans e a comunidade LGBTI não podem esperar mais para o reconhecimento de todos seus direitos – defendeu Montero, que afirmou sacrificar a própria pele para que o texto seja aprovado.

As pessoas maiores de 16 anos também poderão alterar o nome, a definição de gênero na documentação, sem que haja a necessidade de qualquer declaração médica comprovando “disforia de gênero” ou comprovação de tratamento hormonal, como é de praxe atualmente.

No combo de mudanças inseridas na lei também está a permissão para que jovens a partir de 12 anos possam requerer a alteração em seus documentos, mas sob condições que ainda estão sendo discutidas.

Fonte: Pleno.News

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Parintins

Festival de Parintins 2026: Caprichoso encerra apresentações exaltando a identidade e a resistência dos povos da Amazônia

Na última noite do festival, boi azul levou à arena o espetáculo “Norte Brasil – Chão de Bravos”, reunindo lendas amazônicas, tradições populares, rituais indígenas e homenagens marcantes.

há 6 minutos

TRÂNSITO EM MANAUS

Manaus terá 17 novos radares eletrônicos a partir de 13 de julho; veja onde serão instalados

Equipamentos vão fiscalizar avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e, em um dos pontos, a circulação irregular de veículos pesados.

há 7 minutos

Amazonas

Adolescente morre após mergulho em balneário de Coari; vítima sofreu ataque de piranhas durante o resgate

Jovem de aproximadamente 16 anos desapareceu após saltar de uma árvore às margens do rio. Polícia deve apurar as circunstâncias do acidente.

há 18 minutos

Amazonas

João Paulo Faria leva emoção ao Bumbódromo com tributo à irmã e ao compositor Tadeu Garcia

Amo do Boi Garantido dedicou versos à irmã Anna Sol, morta em 2025, e ao compositor Tadeu Garcia durante a última noite do Festival Folclórico de Parintins.

há 38 minutos

Parintins 2026

Manaus amanhece sob forte chuva nesta segunda-feira; temperatura deve chegar aos 30°C

Chuva intensa marcou as primeiras horas do dia na capital amazonense. A previsão indica tempo instável, com pancadas ao longo desta segunda-feira (29)

há 40 minutos