Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Doença misteriosa causa várias mortes no Congo e preocupa OMS

Com centenas de casos registrados nos últimos meses, a situação se agrava devido à incerteza sobre a origem da enfermidade.

Por Natan AMPOST

28/02/2025 às 17:27

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC) intensificaram investigações sobre um novo surto de doença desconhecida que tem causado preocupação na província de Equateur, no norte do país. Com centenas de casos registrados nos últimos meses, a situação se agrava devido à incerteza sobre a origem da enfermidade.

Casos e óbitos em crescimento

Segundo a OMS, a província de Equateur tem registrado um aumento expressivo de casos e mortes inexplicadas desde o início de 2025. O foco mais recente da doença está na zona de saúde de Basankusu, onde, na última semana, 141 pessoas adoeceram, mas sem registros de óbitos até o momento. Em fevereiro, no entanto, a mesma região relatou 158 casos e 58 mortes. Já em janeiro, a zona de saúde de Bolomba reportou 12 casos, com 8 mortes.

PUBLICIDADE

Até agora, foram identificados 1.096 casos da doença e 60 mortes nas regiões afetadas. Os sintomas apresentados pelos pacientes incluem febre, dor de cabeça, calafrios, suor excessivo, rigidez no pescoço, dores musculares e articulares, sangramento nasal, tosse, vômito e diarreia.

Respostas emergenciais

Diante da gravidade da situação, a OMS e as autoridades locais ampliaram as ações para conter a disseminação da doença. Mais de 80 agentes comunitários de saúde foram mobilizados para reforçar a detecção e o monitoramento de novos casos.

Para intensificar a investigação, uma equipe de resposta rápida, composta por especialistas da OMS e do governo congolês, foi enviada às áreas afetadas. O grupo está conduzindo vigilância epidemiológica, entrevistando moradores e fornecendo tratamentos para doenças comuns na região, como malária, febre tifoide e meningite.

Resultados preliminares dos exames laboratoriais

Os primeiros exames laboratoriais descartaram infecções por Ebola e Marburg, dois vírus altamente letais frequentemente associados a surtos na áfrica Central. No entanto, cerca de metade das amostras analisadas testaram positivo para malária, o que levanta questões sobre uma possível ligação entre os casos investigados e a doença.

PUBLICIDADE

A OMS também enviou suprimentos médicos emergenciais, incluindo kits de testagem, para apoiar os profissionais de saúde locais. Protocolos detalhados estão sendo elaborados para aprimorar a investigação da enfermidade e orientar a resposta sanitária na região.

Desafios para o sistema de saúde

A crise sanitária ocorre em um momento delicado para a República Democrática do Congo, que enfrenta diversas emergências de saúde e humanitárias. O sistema de saúde do país, já sobrecarregado, encontra dificuldades para lidar com surtos recorrentes de doenças infecciosas, além de desafios estruturais como a falta de infraestrutura hospitalar adequada e escassez de profissionais de saúde.

A situação exige uma resposta coordenada da comunidade internacional, que pode desempenhar um papel crucial no fornecimento de suporte financeiro e logístico para conter a propagação da doença. A OMS segue monitorando de perto o desenvolvimento do surto e deve divulgar novas informações conforme avançam as investigações.

Alerta e prevenção

A organização recomenda que as autoridades locais e a população adotem medidas de prevenção, como higiene pessoal rigorosa, uso de equipamentos de proteção e isolamento de pacientes sintomáticos. A conscientização sobre os sintomas e a importância da busca por atendimento médico imediato também são essenciais para mitigar os riscos da doença.

Com os esforços em andamento, especialistas esperam avançar na identificação da origem do surto e determinar as melhores estratégias para seu controle. A resposta rápida e coordenada será fundamental para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do país e do continente africano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 43 segundos

Política

Henrique Oliveira aponta aliança de Plínio Valério com Omar Aziz e questiona apoio da direita: “Como é que pode ter voto dos bolsonaristas?”

Ex-vice-governador afirmou que Plínio estaria “em cima do muro” ao disputar a reeleição enquanto mantém proximidade política com Omar Aziz.

há 16 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade vai anunciar nesta terça-feira novo desembargador do TJAM; veja quem está na disputa

Governador do Amazonas escolherá entre Grace Benayon, Marco Aurélio Choy e Carlos Alberto Filho para ocupar vaga.

há 36 minutos

Brasil

Jornalista acusa Moraes de violar sigilo de fonte após operação contra informante

Luís Pablo afirma que busca e apreensão contra Raimundo Cutrim representa tentativa de “criminalizar o jornalismo”.

há 55 minutos

Amazonas

Boca do Acre ferve e chega a 37,3°C, maior temperatura registrada no Amazonas em 2026

Manicoré chegou aos 37°C e Manaus também enfrentou temperaturas acima dos 35°C.

há 55 minutos