Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Dono do ChatGPT rejeita oferta bilionária de Elon Musk e critica estratégia do rival

A decisão alimenta ainda mais a rivalidade entre Altman e Musk, que já se arrasta há anos no setor de IA.

Por Natan AMPOST

12/02/2025 às 16:20

O diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, rejeitou uma oferta bilionária liderada por Elon Musk para a compra da empresa de inteligência artificial. A proposta, avaliada em 95 bilhões de euros, foi recusada sob a justificativa de que a OpenAI não está à venda. A decisão alimenta ainda mais a rivalidade entre Altman e Musk, que já se arrasta há anos no setor de IA.

Durante uma entrevista na Paris AI Action Summit, Altman minimizou a proposta de Musk e sugeriu que a intenção do bilionário é atrasar o avanço da OpenAI. “O Elon tenta todo o tipo de coisas durante muito tempo. Esta é a última – vocês sabem, o episódio desta semana”, ironizou o executivo. “Acho que ele provavelmente está apenas tentando atrasar-nos.”

PUBLICIDADE

Altman também fez referência às diversas queixas legais que Musk apresentou contra a OpenAI, incluindo a alegação de que a empresa teria deturpado seu papel filantrópico. “Gostaria que ele competisse apenas construindo um produto melhor, mas tem havido muitas táticas. Muitos, muitos processos judiciais, todos os tipos de outras coisas malucas. Agora isso”, criticou Altman. “Vamos tentar baixar a cabeça e continuar trabalhando.”

Musk foi um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa em 2018 e, desde então, tem criticado fortemente sua direção. O magnata defende que a OpenAI deveria se manter como uma organização sem fins lucrativos, enquanto Altman e sua equipe argumentam que a evolução da IA exige investimentos significativos.

Recentemente, Musk lançou sua própria empresa de IA, a xAI, com a intenção de competir diretamente com a OpenAI e a DeepMind, do Google. A empresa desenvolveu o chatbot Grok, que foi integrado ao X (antigo Twitter), plataforma também de propriedade do bilionário.

A oferta de 95 bilhões de euros pela OpenAI poderia representar um novo capítulo nessa disputa, mas a rejeição de Altman indica que a empresa não tem intenção de mudar de rumo.

PUBLICIDADE

A rivalidade entre os dois empresários ganhou um tom ainda mais pessoal durante a entrevista. Ao ser questionado sobre a estratégia de Musk contra a OpenAI, Altman sugeriu que o rival age a partir de uma posição de insegurança. “Provavelmente, toda a vida dele é baseada em uma posição de insegurança. Tenho pena dele”, afirmou Altman. “Não acho que ele seja uma pessoa feliz. Eu sinto por ele.”

O tom provocativo gerou reações na comunidade tecnológica, com analistas apontando que a rixa entre os dois pode influenciar os rumos da inteligência artificial nos próximos anos. Enquanto a OpenAI segue consolidada como líder do setor, Musk continua a investir em alternativas competitivas.

A recusa da oferta pode ter consequências para o futuro da OpenAI, especialmente em relação a seu modelo de governança e financiamento. Recentemente, a empresa passou por uma reorganização administrativa e recebeu investimentos bilionários da Microsoft. Uma aquisição por Musk poderia ter alterado drasticamente essa estrutura.

Além disso, o confronto entre Musk e Altman reflete um debate mais amplo sobre a direção da inteligência artificial. Enquanto Musk alerta para os riscos da tecnologia e defende regulações mais rígidas, Altman enfatiza a necessidade de avançar no desenvolvimento da IA sem perder tempo com disputas judiciais e estratégias empresariais agressivas.

A proposta bilionária de Elon Musk e sua rejeição por Sam Altman revelam não apenas uma disputa corporativa, mas uma batalha de ideologias sobre o futuro da inteligência artificial. Com a OpenAI se mantendo independente, o setor deve continuar a ver a rivalidade entre Altman e Musk moldando o cenário tecnológico nos próximos anos.

*Com informações da CNN

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Carro capota e deixa motorista preso durante acidente na Ponte Rio Negro em Manaus; veja vídeo

Automóvel modelo Gol de cor branca tombou na pista nesta segunda-feira (27); vídeos gravados por motoristas mostram movimentação de socorro e retenção no tráfego sentido capital.

há 11 minutos

Amazonas

Plug anal aparece em fotos divulgadas pelo MPAM durante operação contra agiotagem e viraliza nas redes

Imagem foi disponibilizada à imprensa junto ao material apreendido na Operação Usura, mas acabou sendo removida minutos depois do repositório oficial.

há 22 minutos

Amazonas

MPAM deflagra operação contra agiotas que cobravam juros de até 70% ao mês em Manaus

Gaeco cumpre mandados contra organização investigada por agiotagem, extorsão e associação criminosa; policiais apreenderam dinheiro, veículos e joias.

há 31 minutos

Amazonas

TJAM derruba prisão domiciliar de grávida presa em operação que terminou na morte de policial em Manaus

Desembargador acolheu recurso do MPAM e determinou o retorno da prisão preventiva de investigada presa durante operação contra o tráfico de drogas em Manaus.

há 1 hora

Brasil

MileI recusa pedido de desculpas a Lula e petista recorre ao líder chinês Xi Jinping por ligação

Casa Rosada reafirma postura irredutível do presidente argentino e rejeita exigências do Itamaraty; resposta de Brasília inclui ligação direta com o líder chinês no fim de semana.

há 1 hora