O bilionário Elon Musk foi anunciado nesta terça-feira (12/11) como o novo chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), cargo que fará parte do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A nomeação foi confirmada por Trump, que também divulgou que o empresário Vivek Ramaswamy será parceiro de Musk à frente da pasta.
A nomeação de Musk, figura conhecida por sua liderança à frente de empresas como a Tesla e a SpaceX, foi vista como uma continuidade do apoio mútuo entre ele e Trump, que durante a campanha presidencial contou com o apoio ativo do bilionário. Musk chegou a realizar ações de apoio direto, incluindo sorteios de cheques milionários entre eleitores de Trump.
PUBLICIDADE
Em sua primeira postagem após o anúncio, feita em sua rede social X (antigo Twitter), Musk se comprometeu a implementar um trabalho de “máxima transparência” na gestão do departamento. “Vamos divulgar tudo o que fizermos online, sempre para que o público acompanhe e tenha total acesso ao que está acontecendo”, escreveu o empresário. Musk ainda reforçou que estará atento ao feedback da sociedade. “Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou não cortando algo desnecessário, é só nos avisar!”, completou, destacando que sua proposta é estar em sintonia com as expectativas da população.
A transparência foi um dos pilares mencionados por Musk, que afirmou que o objetivo do departamento será simplificar a máquina pública e cortar gastos desnecessários. Além disso, o bilionário trouxe um tom irreverente à sua postagem ao anunciar a criação de uma “planilha” para classificar os gastos públicos, com direito a uma tabela de classificação para “os gastos mais insanamente idiotas do seu dinheiro de impostos”. Musk ainda finalizou a publicação com uma expressão bem-humorada, usando emojis de sorrisos.
No comunicado de Trump, o presidente eleito destacou que a nomeação de Musk e de Ramaswamy é uma parte fundamental do esforço para “desmantelar a burocracia governamental” e reduzir os excessos de regulamentação. Trump afirmou que os dois irão trabalhar para cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais, com o intuito de tornar o governo mais eficiente. “Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que meu governo desmantele a burocracia do governo, reduza os excessos de regulamentação, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais”, escreveu o presidente eleito.