A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Em português, governo Trump endurece discurso e ameaça imigrantes com prisão e deportação

De acordo com dados divulgados pelo próprio governo norte-americano, 600 mil pessoas foram deportadas entre janeiro e dezembro de 2025.

Por Jonas Souza

16/01/2026 às 17:57 - Atualizado em 16/01/2026 às 17:59

Resumo

O governo dos Estados Unidos publicou uma mensagem em português com tom ameaçador direcionada a imigrantes, reforçando a política rígida da gestão Trump contra entrada irregular no país. O aviso foi divulgado pelo Departamento de Estado nas redes sociais.

Notícias do Mundo – O governo dos Estados Unidos divulgou, nesta quinta-feira (15), uma mensagem em português alertando pessoas que pretendem migrar para o país. O comunicado foi publicado pelo Departamento de Estado em seu perfil oficial nas redes sociais voltado ao público lusófono.

PUBLICIDADE

Leia mais: María Corina Machado diz que será eleita presidente “na hora certa” após prisão de Maduro

No texto, a gestão do presidente Donald Trump adota um tom duro ao afirmar que estrangeiros que entrarem no país para cometer crimes serão presos e deportados.

A publicação afirma que qualquer pessoa que vá aos Estados Unidos com a intenção de “roubar americanos” será encaminhada para a prisão e posteriormente devolvida ao país de origem. O conteúdo foi replicado também em outros idiomas, como inglês e espanhol, ampliando o alcance do recado.

A iniciativa faz parte da estratégia do governo Trump de utilizar as redes sociais como ferramenta de dissuasão contra a imigração irregular.

Números de deportações e autodeportação

De acordo com dados divulgados pelo próprio governo norte-americano, mais de 600 mil pessoas foram deportadas entre janeiro e dezembro de 2025. No mesmo período, cerca de 1,9 milhão de imigrantes deixaram o país voluntariamente.

PUBLICIDADE

A administração Trump atribui esse movimento ao endurecimento das políticas migratórias, às mensagens públicas de alerta e a programas de incentivo financeiro para o retorno voluntário, prática chamada pelo governo de “autodeportação”.

Além do discurso mais rígido, o governo dos EUA anunciou a suspensão temporária da emissão de vistos de imigração para cidadãos do Brasil e de outros 74 países. A medida entra em vigor a partir de 21 de janeiro.

A restrição não afeta vistos de turismo ou negócios, que continuam sendo emitidos normalmente para quem não pretende residir permanentemente no país.

Justificativa oficial e critérios mais rígidos

Segundo o Departamento de Estado, a decisão foi motivada pelo entendimento de que imigrantes de determinados países utilizam benefícios sociais em níveis considerados elevados pelo governo americano. O congelamento seguirá até que haja garantias de que novos imigrantes não se tornem dependentes do sistema de assistência pública.

A política também reforça a aplicação da cláusula de “encargo público”, que permite negar vistos a solicitantes considerados potencialmente dependentes de ajuda governamental.

Avaliação mais rigorosa de solicitantes

Com as novas diretrizes, agentes consulares passaram a analisar com maior rigor fatores como idade, condições de saúde, domínio da língua inglesa e situação financeira. O histórico de uso de benefícios públicos também pode pesar negativamente na análise dos pedidos.

Recentemente, o Departamento de Estado informou ainda a revogação de milhares de vistos considerados irregulares, reiterando o compromisso do governo Trump com a deportação de estrangeiros classificados como criminosos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Homem é morto a facadas após discussão na zona Leste de Manaus

Vítima foi atacada com diversos golpes de faca após uma discussão.

há 26 minutos

Política

Salazar enfrenta desgaste digital e deixa ranking dos políticos mais influentes do Instagram

Na virada deste ano, o desempenho digital do vereador alcançou um dos seus pontos mais altos.

há 36 minutos

Eleições 2026

Após anos de embates, Coronel Menezes declara apoio à David Almeida: “Nosso futuro governador”

Mudança de postura marca nova aliança política dentro do Avante.

há 42 minutos

Brasil

Monique Medeiros deixa prisão após decisão da Justiça no caso Henry Borel

Mãe de Henry recebeu perdão judicial pelo crime de homicídio e teve pena por omissão considerada cumprida após período de prisão preventiva.

há 52 minutos

Brasil

Sob pressão nas redes, oposição perde apoio de três senadores em PEC alternativa à escala 6×1

Texto da oposição no Senado enfrentou críticas após acusações de que abriria brecha para jornadas consecutivas de trabalho sem descanso.

há 55 minutos