Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Embaixada do Brasil em Kiev anuncia trem para retirada de brasileiros

Prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos.

Por Natan AMPOST

25/02/2022 às 19:10

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).

“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada.

PUBLICIDADE

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.

A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Mulher é presa após atropelar pedestre e tentar fugir na zona Sul de Manaus

Condutora apresentava sinais de embriaguez e foi detida pela Polícia Militar após o acidente.

há 5 horas

Manaus

Manaus inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira (3) para crianças e adolescentes

Ação da Semsa segue até 1º de setembro em mais de 170 unidades de saúde e busca atualizar a caderneta de vacinação da população.

há 5 horas

Política

Flávio Bolsonaro defende geração de empregos e manutenção do Bolsa Família durante convenção na Paraíba

Candidato do PL à Presidência participou da convenção que oficializou as candidaturas de Efraim Filho ao governo da Paraíba e de Nayana Pontes como vice.

há 6 horas

Política

Flávio Bolsonaro deseja rápida recuperação a Michelle durante convenção do PL em Brasília

Ex-primeira-dama recebeu alta hospitalar neste domingo (2), mas não participou da convenção que oficializou sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 6 horas