A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Empresa de Jeff Bezos recupera propulsor do foguete New Glenn pela 1ª vez e amplia rivalidade com SpaceX de Elon Musk

Tecnologia de reutilização pode reduzir custos e ampliar ritmo de lançamentos na disputa com a SpaceX.

Por Beatriz Silveira

19/04/2026 às 11:36 - Atualizado em 24/04/2026 às 07:09

Foguete New Glenn da empresa Blue Origin durante operação de lançamento em Cabo Canaveral

Foto: Blue Origin

Resumo

A Blue Origin realizou com sucesso a reutilização de um propulsor do foguete New Glenn, marcando um avanço tecnológico importante na indústria espacial. A conquista fortalece a disputa com a SpaceX e pode ampliar a capacidade de lançamentos da empresa de Jeff Bezos.

Notícias do Mundo – A Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos, alcançou um marco importante neste domingo (19) ao reutilizar e recuperar com sucesso um propulsor do foguete New Glenn.

A operação representa um avanço técnico significativo e pode contribuir para aumentar o ritmo de lançamentos da empresa no mercado espacial.

Lançamento ocorreu na Flórida com sucesso

O foguete, que possui quase 100 metros de altura, foi lançado a partir de Cabo Canaveral às 7h25 no horário local. A missão transportou um satélite de comunicações da empresa AST SpaceMobile.

Após a decolagem, os estágios do foguete se separaram conforme o planejado, permitindo que o estágio superior seguisse rumo ao espaço com a carga útil.

Propulsor pousou com precisão no oceano

Cerca de nove minutos e meio após o lançamento, o propulsor retornou à Terra e realizou um pouso controlado em uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico. O sucesso da operação reforça a viabilidade da reutilização de componentes, uma estratégia considerada essencial para reduzir custos na indústria espacial.

Leia também: Prefeito e primeira-dama de Iranduba são multados pelo TCE-AM por irregularidades na saúde

Rivalidade com SpaceX ganha novo capítulo

A conquista ocorre em meio à crescente concorrência com a SpaceX, liderada por Elon Musk, que já domina a reutilização de foguetes em suas operações.

A Blue Origin já havia testado reutilização em seu foguete suborbital New Shepard, mas o New Glenn representa um desafio técnico maior por ser um veículo orbital de grande porte.

Preparação e adaptações foram necessárias

O propulsor utilizado neste lançamento havia sido recuperado anteriormente e passou por um processo de recondicionamento. Para viabilizar a reutilização, a empresa substituiu todos os motores e realizou modificações estruturais.

Disputa se estende ao programa lunar

O desenvolvimento do New Glenn faz parte das ambições espaciais da Blue Origin, especialmente no contexto do programa Artemis, da NASA.

A empresa de Bezos compete com a SpaceX no fornecimento de módulos de pouso lunar, enquanto os Estados Unidos buscam levar astronautas novamente à Lua até 2028, em meio à corrida espacial global que inclui também a China.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 5 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 5 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 6 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 7 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 7 horas