A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

EUA continuarão fornecendo inteligência à Ucrânia após mudanças

Segundo Zelenskiy, aliados falharam em reconhecer “traidores”

Por Hugo Guimarães

19/07/2022 às 07:35

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos continuarão fornecendo inteligência à Ucrânia após recentes mudanças de pessoal no círculo íntimo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta segunda-feira (18).

Zelenskiy afastou seu amigo de infância como chefe do serviço de segurança da Ucrânia e outra aliada próxima como principal promotora, no maior expurgo interno da guerra em Kiev, citando o fracasso dos dois em erradicar espiões russos.

Zelenskiy reconheceu que seus dois aliados – o chefe do serviço de segurança SBU, Ivan Bakanov, e a procuradora-geral Iryna Venediktova – não conseguiram identificar “traidores” em suas organizações.

“Estamos em contato diário com nossos parceiros ucranianos. Não investimos em personalidades, investimos em instituições”, disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price a repórteres em uma coletiva de imprensa.

PUBLICIDADE

“Temos uma relação de compartilhamento de inteligência com nossos colegas ucranianos. Continuamos avançando com isso”, acrescentou.

Mais de 60 funcionários da agência de segurança SBU de Bakanov e do escritório da promotoria estavam trabalhando contra a Ucrânia em território ocupado pela Rússia, e 651 casos de traição e colaboração foram abertos contra autoridades de segurança, disse Zelenskiy anteriormente.

Zelenskiy, aclamado no cenário mundial como um líder decisivo em tempos de guerra, foi criticado antes da invasão por acusações de que ele havia nomeado amigos e outras pessoas para cargos em que não estavam à altura.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Eliminação da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial por mais um ciclo

Derrota dos alemães para o Paraguai nos pênaltis impede que a seleção europeia.

há 5 horas

Caiu na rede é post!

Comentário de Vini Jr. em foto de Virginia Fonseca anima fãs após vitória do Brasil na Copa

Atacante da Seleção Brasileira elogiou a influenciadora nas redes sociais após a vitória sobre o Japão.

há 5 horas

Brasil

PF pede mais tempo a Mendonça para analisar provas contra Lulinha em caso de INSS

Polícia Federal informou ao ministro André Mendonça que apenas parte do material apreendido foi periciada.

há 5 horas

Brasil

Ministro da Defesa viaja à Venezuela para reforçar apoio brasileiro após terremotos

José Múcio Monteiro cumpre agenda em Caracas nesta terça-feira (30) para tratar da cooperação humanitária entre Brasil e Venezuela.

há 6 horas

Mundo

María Corina Machado diz que governo fechou espaço aéreo para impedir seu retorno à Venezuela

Líder da oposição afirma que pretendia voltar ao país para apoiar vítimas dos terremotos, mas acusa governo de bloquear sua entrada.

há 6 horas