EUA e Coreia do Sul renovam acordo para combater ameaças nucleares da Coreia do Norte
A ação aconteceu após encontros em Seul, com a participação do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

Foto: REUTERS
Nesta segunda-feira, 13, Estados Unidos e Coreia do Sul renovaram um acordo conjunto de segurança, visando concentrar esforços no combate às ameaças de mísseis nucleares provenientes da Coreia do Norte. A ação aconteceu após encontros em Seul, com a participação do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Durante as reuniões, os países também abordaram o fortalecimento dos exercícios defensivos com o Japão e a otimização da troca de informações sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos.
PUBLICIDADE

Veja mais matérias sobre o Brasil e o mundo.
Durante a Reunião Consultiva de Segurança, Austin e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, assinaram uma versão atualizada do acordo de Estratégia de Dissuasão Personalizada. Este foi revisto pela primeira vez na década, respondendo à crescente ameaça do programa nuclear militar norte-coreano. O novo documento estabelece que os EUA utilizarão todas as suas capacidades militares, incluindo as nucleares, para proteger a Coreia do Sul em caso de um ataque nuclear dos vizinhos do norte.
As tensões entre as Coreias atingiram seu ponto mais elevado em anos, conforme a frequência dos testes de armas pela Coreia do Norte e os exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul com os Estados Unidos se intensificaram em um ciclo de retaliação.
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





