Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

EUA e países latino-americanos declaram apoio ao presidente da Bolívia em meio à crise política

Documento assinado por integrantes do bloco “Escudo das Américas” pede o fim dos protestos e reforça apoio ao governo de Rodrigo Paz.

Por Arquipo Goes

06/06/2026 às 12:51 - Atualizado em 06/06/2026 às 22:45

Apoio ao presidente da Bolívia Rodrigo Paz durante crise política

Estados Unidos e países da América Latina apoiam Rodrigo Paz em meio à crise boliviana. FOTO: Reprodução

Resumo

Os Estados Unidos e países que integram o grupo conhecido como Escudo das Américas divulgaram um documento conjunto em apoio ao presidente da Bolívia, Rodrigo Paz. O texto manifesta preocupação com a instabilidade política no país e defende o encerramento dos protestos que vêm ocorrendo nas últimas semanas.

 

PUBLICIDADE

Notícias do Mundo – Os Estados Unidos e diversas nações da América Latina manifestaram apoio ao presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, em meio ao agravamento da crise política enfrentada pelo país. A posição foi formalizada por meio de um documento assinado pelos integrantes do bloco denominado Escudo das Américas.

A declaração conjunta foi divulgada nesta sexta-feira (5) e destaca a defesa da estabilidade institucional boliviana diante dos protestos e tensões registradas em diferentes regiões do país.

Leia também: Caminhão quebra no deserto do Saara e 49 pessoas morrem de sede

Documento pede fim das manifestações

No comunicado, os países signatários defendem a preservação da ordem democrática e pedem o encerramento das mobilizações que têm pressionado o governo boliviano.

PUBLICIDADE

O texto também reforça o reconhecimento da legitimidade do governo de Rodrigo Paz e demonstra preocupação com possíveis impactos da crise sobre a segurança e a estabilidade regional.

Apoio internacional ao governo boliviano

A iniciativa reúne os Estados Unidos e governos latino-americanos alinhados ao grupo Escudo das Américas, mecanismo de cooperação política e diplomática criado para fortalecer ações conjuntas no continente.

Os países participantes afirmam que acompanham com atenção a situação na Bolívia e defendem a busca de soluções por meio do diálogo institucional.

Crise política continua no centro do debate

A manifestação internacional ocorre em um momento de forte tensão política no país andino. Nas últimas semanas, protestos e mobilizações têm marcado o cenário boliviano, ampliando o debate sobre os rumos do governo de Rodrigo Paz.

A expectativa é que o posicionamento dos países integrantes do Escudo das Américas tenha repercussão tanto no cenário interno boliviano quanto nas relações diplomáticas da região.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro reorganiza a campanha após anúncio do vice e mira crescimento nas pesquisas

Com a chapa totalmente formada pelo PL, campanha do senador passa por reorganização e busca alternativas para ampliar a presença durante o período eleitoral.

há 30 minutos

Manaus

Chamas são controladas após incêndio devastar loja de material de construção na Zona Norte de Manaus

Após horas de trabalho, Corpo de Bombeiros concluiu o combate às chamas e iniciou o rescaldo no estabelecimento.

há 1 hora

Eleições 2026

Fim de uma era? Lula anuncia que disputa deste ano será a última de sua carreira política

Presidente afirmou que pretende encerrar a trajetória eleitoral após o pleito de 2026 e disse que quer aproveitar a aposentadoria pescando.

há 1 hora

Xenofobia

“Volta para o Ceará”: vereadora do PL é acusada de xenofobia contra nordestinos em Curitiba

Declaração durante sessão na Câmara de Curitiba gerou forte reação, levou a uma representação no Ministério Público Federal e provocou troca de acusações entre as parlamentares.

há 2 horas