A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Ex-ministro francês anuncia renúncia após ligação com caso Epstein

Lang ocupa o cargo desde 2013 e é uma das figuras culturais mais influentes da França.

Por Jonas Souza

07/02/2026 às 23:06 - Atualizado em 20/05/2026 às 15:38

Resumo

O ex-ministro da Cultura da França, Jack Lang, anunciou que pretende deixar a presidência do Instituto do Mundo Árabe após seu nome aparecer em documentos ligados ao caso Jeffrey Epstein. A decisão ocorre em meio a uma investigação preliminar por suspeita de lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

Notícias do Mundo – O ex-ministro da Cultura da França, Jack Lang, comunicou neste sábado (7) sua intenção de renunciar à presidência do Instituto do Mundo Árabe (IMA). A decisão foi formalizada em uma carta enviada ao ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, após a abertura de uma investigação preliminar que envolve supostos vínculos financeiros com o financista norte-americano Jeffrey Epstein.

PUBLICIDADE

Lang ocupa o cargo desde 2013 e é uma das figuras culturais mais influentes da França, conhecido internacionalmente por ter criado a Festa da Música.

Na sexta-feira (6), o Ministério Público Nacional Financeiro da França anunciou a abertura de uma investigação preliminar por suspeita de lavagem de dinheiro e fraude fiscal agravada. O inquérito envolve Jack Lang e sua filha, Caroline Lang, após a divulgação de novos documentos nos Estados Unidos relacionados ao caso Epstein.

Apesar da investigação, até o momento não há acusações formais contra o ex-ministro.

Pressão política e reação do governo francês

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, o governo “tomou conhecimento” da proposta de renúncia apresentada por Lang. O chanceler informou que já iniciou o processo para a escolha de um sucessor interino e convocou uma reunião extraordinária do conselho administrativo do IMA, que deverá ocorrer em até sete dias.

O Instituto do Mundo Árabe recebe cerca de € 12,3 milhões anuais do Ministério das Relações Exteriores, valor que representa aproximadamente metade do orçamento da instituição.

PUBLICIDADE

Jack Lang, de 86 anos, afirmou anteriormente que as acusações são “infundadas” e declarou receber a investigação “com serenidade e até alívio”. Segundo ele, os contatos com Epstein ocorreram sem que tivesse conhecimento do histórico criminoso do financista, que morreu na prisão em 2019.

Lang afirmou ainda que conheceu Epstein há cerca de 15 anos por intermédio do cineasta Woody Allen.

Documentos revelam trocas de mensagens

Entre os documentos divulgados pela Justiça norte-americana, há registros de mensagens que indicam proximidade entre Lang e Epstein. Em um dos textos, o ex-ministro agradece a “generosidade infinita” do financista e solicita apoio logístico para participar de um evento social fora de Paris.

Outro documento cita um convite pessoal feito por Lang para que Epstein participasse de uma comemoração privada de aniversário.

Filha também enfrenta consequências

Caroline Lang, filha do ex-ministro, também passou a ser alvo de escrutínio público. Ela renunciou recentemente à presidência de um sindicato de produtores de cinema após a revelação de que fundou, em 2016, uma empresa offshore em parceria com Epstein.

Em entrevista à imprensa francesa, Caroline afirmou que Epstein era apenas um conhecido e que nem ela nem o pai tinham ciência dos crimes atribuídos ao financista.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Fiscalização no Festival de Parintins acolhe 40 adolescentes desacompanhados e autua embarcações

Operação integrada identificou menores desacompanhados em bares e casos de crianças e adolescentes transportados sem a documentação exigida por lei.

há 5 minutos

Manaus

Manaus vive clima de Parintins com transmissão da primeira noite do festival no Largo de São Sebastião; vídeos

Com telões, shows musicais e estrutura acessível, primeira noite da transmissão pública levou milhares de apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido.

há 52 minutos

Manaus

Jatinho de Virginia Fonseca pousa em Manaus após retorno dos Estados Unidos

Jato executivo de aproximadamente R$ 38 milhões pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 3 horas

Amazonas

Presidente do Grupo Globo prestigia primeira noite do Festival de Parintins 

João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, maior conglomerado de comunicação do país, acompanhou a abertura do Festival.

há 3 horas

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Afeganistão e é sentido no Paquistão; moradores deixam casas em pânico

Abalo sísmico ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush e foi sentido em diversas cidades.

há 4 horas