Pesquisar por em AM POST

Mundo

Explosão de forno em fábrica de níquel chinesa na Indonésia mata 13 pessoas

A explosão foi tão intensa que destruiu completamente o forno e danificou partes das paredes do edifício.

  • Estadão Conteúdo

  • 24/12/2023 às 18:40

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um forno de fundição explodiu neste domingo, 24, em uma usina de níquel de propriedade chinesa na ilha de Sulawesi, na Indonésia, matando pelo menos 13 trabalhadores e ferindo dezenas de outros, segundo a polícia e um funcionário da empresa. O acidente ocorreu na PT Indonesia Tsingshan Stainless Steel, uma filial da PT Indonesia Morowali Industrial Park, também conhecida como PT IMIP.

Este foi o terceiro acidente fatal neste ano em usinas de fundição de níquel de propriedade chinesa na província de Sulawesi Central, que abriga as maiores reservas de níquel na Indonésia.

PUBLICIDADE

As usinas de fundição de níquel no país fazem parte do amplo programa de desenvolvimento transnacional da China conhecido como Iniciativa Cinturão e Rota.

O níquel desempenha um papel crucial na fabricação global de baterias para veículos elétricos.

No momento da explosão, pelo menos cinco trabalhadores chineses e oito indonésios morreram enquanto realizavam reparos no forno, conforme relatou Agus Nugroho, chefe de polícia de Sulawesi Central.

PUBLICIDADE

A explosão foi tão intensa que destruiu completamente o forno e danificou partes das paredes do edifício. Nugroho informou que aproximadamente 38 trabalhadores foram levados ao hospital, alguns em estado crítico.

As autoridades estão trabalhando para determinar se a negligência da empresa causou as mortes, segundo o chefe da polícia.

PUBLICIDADE

“Pedimos sinceras desculpas por esse incidente e estamos trabalhando em conjunto com as autoridades para investigar o que causou o acidente”, disse o porta-voz da empresa, Deddy Kurniawan.

Uma investigação preliminar mostrou que havia líquidos explosivos no fundo do forno que provocaram um incêndio e uma explosão nos cilindros de oxigênio próximos.

PUBLICIDADE

Estadão Conteúdo

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank