A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Furacão Milton deixa rastro de destruição com ao menos 10 mortos e milhões sem Luz

Autoridades ainda temem possibilidade de enchentes.

Por Jhon Lobato

11/10/2024 às 06:37

O furacão Milton atingiu o Oceano Atlântico na quinta-feira (10), após devastar a Flórida, resultando em pelo menos dez mortes e milhões de pessoas sem eletricidade. Embora a tempestade tenha gerado tornados e inundações, não houve o aumento catastrófico do nível do mar que se temia.

O governador Ron DeSantis afirmou que a Flórida conseguiu evitar o “pior cenário”, mas reconheceu os danos significativos. As autoridades continuam monitorando a situação, especialmente em relação às enchentes que ainda representam um risco.

PUBLICIDADE

Tampa Bay se saiu relativamente bem, mas as ilhas barrier ao sul da cidade enfrentaram grandes inundações. A região foi poupada do impacto mais severo, mas os danos ainda foram notáveis.

O secretário do Departamento de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, confirmou a morte de dez pessoas, atribuindo-as principalmente aos tornados que atingiram o estado. Relatos indicam que pelo menos 27 tornados foram registrados durante a passagem do furacão.

No condado de St. Lucie, cinco das mortes ocorreram em comunidades de idosos. O porta-voz do condado, Erick Gill, detalhou que duas vítimas estavam em Spanish Lakes, evidenciando a vulnerabilidade da população idosa.

Imagens de postes de concreto derrubados e caminhões tombados refletem a força dos tornados que se formaram. Crystal Coleman, residente de Lakewood Park, compartilhou sua experiência aterrorizante enquanto se abrigava com sua filha durante a tempestade.

PUBLICIDADE

Mais de 3,2 milhões de lares e negócios ficaram sem eletricidade na Flórida, de acordo com o PowerOutage.us, evidenciando a extensão dos danos causados pela tempestade.

O furacão também afetou o Tropicana Field, estádio do Tampa Bay Rays, onde a cobertura foi arrancada, mas felizmente não houve feridos. O impacto na infraestrutura foi visível em várias áreas, incluindo o centro de St. Petersburg, onde um guindaste caiu.

As autoridades locais ainda estão preocupadas com o risco de transbordamento de rios, após o registro de 457 milímetros de chuva. Contudo, os níveis atuais são comparáveis ou inferiores aos registrados após o furacão Helene, que passou pela região há duas semanas.

A chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Deanne Criswell, destacou que as ordens de evacuação salvaram vidas, com mais de 90 mil moradores buscando abrigo. O presidente Joe Biden, que adiou uma viagem para monitorar a situação, convocou o Congresso a discutir apoio financeiro para as vítimas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Maior que o Uruguai: Amazonas possui área protegida do tamanho de um país e enfrenta desafio na fiscalização

Extensão territorial impressiona, mas órgãos ambientais lidam com dificuldades para monitorar regiões remotas da floresta.

há 10 minutos

Amazonas

Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

há 37 minutos

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 1 hora

Amazonas

Pulseiras para visitantes da Festa dos Visitantes esgotam em menos de duas horas em Parintins

Linha fina: Evento será realizado no Bumbódromo e integra a programação oficial do Festival de Parintins 2026.

há 3 horas

Polícia

Operação no Amazonas prende seis suspeitos e apreende 49 tabletes de skunk em três municípios

Ações ocorreram em três cidades do interior e resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e um veículo.

há 3 horas