Governo chinês confirma primeiro contágio humano no mundo de gripe aviária H10N3

Especialista da FAO diz que a linhagem do vírus ‘não é muito comum’.

Redação AM POST

A governo chinês informou nesta terça-feira (1º) a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 de gripe aviária. O foi registrado em um homem de 41 anos na província de Jiangsu, no leste da China, residente na cidade de Zhenjiang, que foi hospitalizado em 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, conforme informou a Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC) em comunicado.

Continua depois da Publicidade

Não foi dado detalhes sobre como o homem foi infectado com o vírus. Segundo a autoridade sanitária, o paciente tem quadro estável e está pronto para receber alta do hospital. A observação médica de seus contatos próximos não encontrou nenhum outro caso.

A linhagem “não é um vírus muito comum”, disse Filip Claes, especialista da FAO (braço da ONU para a Alimentação e a Agricultura). Ele é coordenador laboratorial regional do Centro de Emergência para Doenças Animais Transfronteiriças do Escritório Regional da FAO para a Ásia e o Pacífico.

A H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, relativamente menos severa em aves domésticas, e o risco de se espalhar em grande escala é muito baixo, acrescentou o NHC.

Continua depois da Publicidade

Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, disse a NHC.