A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Governo Trump corta fundos de TV americana após entrevista com Lula

A Public Broadcasting Service (PBS) era sustentada majoritariamente por verba federal.

Por Hugo Guimarães

23/09/2025 às 14:02

Foto: Reprodução

Notícias do Mundo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista à emissora norte-americana Public Broadcasting Service (PBS) nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025. A PBS é uma rede de TV pública dos EUA, sem fins lucrativos, sustentada majoritariamente por verba federal. Desde o início de seu mandato, o presidente norte-americano, Donald Trump, tem criticado o financiamento da PBS, considerando o uso de dinheiro público para financiar a emissora.

PUBLICIDADE

O financiamento da PBS sempre contou principalmente com verbas da Corporation for Public Broadcasting (CPB), fundada em 1967 pelo Congresso dos EUA através da Lei de Radiodifusão Pública. Além dos recursos legislativos, a emissora recebe apoio de taxas das afiliadas, doações privadas e royalties cobrados sobre o conteúdo distribuído. Em maio, Trump assinou um decreto que determina o fim do financiamento federal direto à PBS e à rádio National Public Radio (NPR). Em julho, o Congresso dos EUA suspendeu o repasse de US$ 1,1 bilhão para a CPB referente a 2026 e 2027.

A medida impactou o orçamento da PBS e da NPR, levando a CPB a anunciar o encerramento da maior parte das operações em 30 de setembro devido à falta de financiamento. Mesmo sustentada por verba pública, a PBS manteve autonomia editorial frente às autoridades federais e estaduais. A PBS serve como núcleo de produção e distribuição para várias afiliadas locais autônomas. Seus programas, voltados principalmente para educação, cultura, história e ciência, incluem seriados renomados, como Frontline e Downton Abbey. Entre os projetos infantis, destaca-se a criação de Vila Sésamo, em 1969, que também se popularizou no Brasil.

Leia mais: Governo Trump cancela vistos de sete autoridades brasileiras ligadas a Moraes

A decisão de cortar os fundos da PBS ocorre em um momento em que a emissora tem buscado ampliar sua cobertura internacional, incluindo entrevistas com líderes estrangeiros. A entrevista com o presidente Lula foi vista como uma tentativa de diversificar o conteúdo e oferecer aos telespectadores uma perspectiva global sobre questões políticas e sociais. No entanto, críticos apontam que a decisão de Trump reflete uma tentativa de controlar a narrativa midiática e reduzir a diversidade de vozes na mídia pública americana.

O impacto do corte de fundos da PBS levanta questões sobre o futuro da mídia pública nos Estados Unidos e a independência editorial das emissoras financiadas com recursos públicos. Especialistas alertam que a redução do financiamento pode comprometer a capacidade da PBS de produzir conteúdo de qualidade e manter sua missão de educar e informar o público americano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Cleitinho confronta juiz afastado e critica salário de R$ 40 mil: “Quem paga é o trabalhador”

Senador publicou vídeo nas redes sociais discutindo com magistrado afastado em Divinópolis e questionou o recebimento de remuneração durante o período em que está fora das funções.

há 19 minutos

Brasil

Partido Novo aciona STF para destravar pedido de afastamento de Alcolumbre

Sigla tenta obrigar instalação do Conselho de Ética do Senado para permitir análise de representação contra o presidente da Casa

há 31 minutos

Mundo

Petróleo cai mais de 4% após anúncio de acordo de paz entre EUA e Irã

Mercado reagiu à previsão de reabertura do Estreito de Ormuz e ao fim das tensões militares entre os dois países.

há 54 minutos

Polícia

Mulher denuncia envenenamento e morte de três cães na Zona Centro-oeste de Manaus; veja vídeo

Tutora afirma que os animais foram deixados em casa e costumavam proteger o imóvel.

há 1 hora

Amazonas

Quer ir para Parintins de graça? Torcedor apaixonado ganhará viagem com acompanhante; saiba como participar

Participantes devem gravar um vídeo mostrando sua paixão pelo Garantido ou Caprichoso; vencedor ganhará passagem de barco ida e volta.

há 1 hora