Pesquisar por em AM POST

Mundo

Grupo lança manifesto em apoio a Musk e defende impeachment de Moraes

Ministro do Supremo Tribunal Federal inseriu o dono do Twitter/X no inquérito das milícias digitais.

  • Por AM POST

  • 08/04/2024 às 09:15

  • Leitura em dois minutos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um grupo de parlamentares e lideranças lançou um manifesto online em apoio ao empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, defendendo simultaneamente o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Elon Musk, conhecido por suas críticas à regulação e censura nas redes sociais, acusou Moraes de cometer atos de censura e indicou que sua plataforma poderá desrespeitar decisões judiciais que determinaram a suspensão de perfis sob alegações de disseminação de notícias falsas durante a campanha eleitoral de 2022.

PUBLICIDADE

O embate entre Musk e Moraes intensificou-se com a inclusão do empresário no inquérito das milícias digitais e a abertura de um novo inquérito para investigar Musk por crimes como obstrução de Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

O manifesto, intitulado “Censura Não — O Brasil Precisa Ter Voz”, conta com a assinatura de diversos políticos e personalidades, incluindo os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Any Ortiz (Cidadania-RS) e Bibo Nunes (PL-RS), além de parlamentares estaduais e influenciadores digitais.

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger também endossou o manifesto, publicando o “Twitter Files Brazil”, uma série de e-mails que, segundo ele, evidenciam a imposição de censura a perfis na plataforma por parte de Moraes.

PUBLICIDADE

“Elon Musk se levantou para lutar contra a censura, e foi recebido com mais ameaças e a possibilidade do X/Twitter ser fechado no Brasil”, destaca o manifesto, convidando os internautas a se unirem em prol da liberdade de expressão e do fim do que chamam de abuso de autoridade por parte do ministro Alexandre de Moraes.

O documento virtual representa uma ampla mobilização em defesa dos princípios democráticos e do direito à livre manifestação de opiniões, em meio a um contexto de tensões entre autoridades judiciais e figuras proeminentes do mundo digital no Brasil.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank