Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guaidó e Duque apelam a militares venezuelanos: “fiquem do lado certo”

Quatro militares fieis a Maduro teriam desertado as Forças Armadas.

Por Natan AMPOST

23/02/2019 às 13:56 - Atualizado em 23/02/2019 às 16:49

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Em pronunciamento conjunto na fronteira da Colômbia com a Venezuela, o presidente colombiano, Ivan Duque, e o autoproclamando presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, apelaram às Forças Armadas venezuelanas, fieis a Nicolás Maduro, para que desertem e “fiquem do lado certo da história”.

Pouco depois do pronunciamento, dez caminhões com ajuda humanitária se dirigiram para a fronteira da Colômbia com o objetivo de atravessá-la. Imagens de TV a partir de Ureña, no lado venezuelano, mostram os militares dispersando manifestantes com gás lacrimogêneo e uso da força.

A partir de Cúcuta, no lado colombiano da fronteira, onde disse ter chegado ontem (22) com o auxílio de militares, Guaidó comemorou neste sábado a deserção de quatro soldados venezuelanos. Três militares atravessaram a Ponte Internacional Simón Bolívar em dois tanques e entregaram-se aos militares da Colômbia. Um quarto militar atravessou a Ponte Santander que liga Ureña (Venezuela) a El Escobal.

“Um apelo muito claro às Forças Armadas. Bem-vindos ao lado certo da história. Bem-vindos os militares que hoje estão do lado da Constituição. Há uma amostra clara de hoje com esses quatro soldados que as anistias e as garantias são um fato para todos esses militares que estão dispostos a receber e a ajudar a Venezuela e a respeitar a nossa Constituição”, disse Guaidó.

Guaidó também pediu aos chavistas de toda Venezuela para “se reencontrar” com o restante do país e ajudem a entrada de toneladas de itens de ajuda humanitária no país.

“Pedimos para as Forças Armadas da Venezuela que se posicionem do lado correto da história e recebam a seus irmãos que estão levando ajuda humanitária para atender ao povo da Venezuela”, disse o presidente da Colômbia, Ivan Duque.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Xenofobia

“Volta para o Ceará”: vereadora do PL é acusada de xenofobia contra nordestinos em Curitiba

Declaração durante sessão na Câmara de Curitiba gerou forte reação, levou a uma representação no Ministério Público Federal e provocou troca de acusações entre as parlamentares.

há 3 minutos

Manaus

Loja de construção destruída por incêndio foi inaugurada recentemente na Zona Norte de Manaus

Fogo atingiu uma loja de material de construção na Avenida José Henrique Bentes, no bairro Terra Nova, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.

há 12 minutos

Esporte

Vasco vence o Fluminense por 3 a 1 e mantém hegemonia em mata-matas

Cruz-Maltino vence nas oitavas da Copa do Brasil e chega à décima eliminação imposta ao rival desde 2001, consolidando ampla vantagem no histórico dos confrontos decisivos.

há 41 minutos

Mundo

Execução ao vivo: influenciador é assassinado a tiros durante transmissão em frente a restaurante

Cesar Gastelum, que acumulava mais de 610 mil seguidores no TikTok, foi surpreendido por um atirador enquanto conversava com amigos durante uma live.

há 44 minutos

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 8 horas