A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Guerra da Rússia na Ucrânia domina cúpula do G20

Maioria dos integrantes condena o conflito.

Por Hugo Guimarães

16/11/2022 às 13:12

Agência Brasil

O Grupo dos 20 (G20) adotou, por unanimidade, declaração nesta quarta-feira (16) afirmando que a maioria dos membros condena a guerra na Ucrânia. O documento divulgado ao final da cúpula reconheceu que alguns países veem o conflito de maneira diferente.

PUBLICIDADE

Os líderes das maiores economias do mundo também concordaram em acompanhar cuidadosamente as elevações das taxas de juros e alertaram para o “aumento da volatilidade” nos movimentos cambiais, mas foi a Ucrânia que dominou a cúpula na ilha indonésia de Bali.

Como membro do G20, a Rússia estava entre os participantes, embora o presidente Vladimir Putin não tenha comparecido.

“A maioria dos membros condenou veementemente a guerra na Ucrânia”, disseram os líderes em sua declaração, acrescentando que a Rússia, que é membro do G20, se opôs ao texto.

A declaração reconheceu que “havia outros pontos de vista e avaliações diferentes da situação e das sanções”, mas três diplomatas afirmaram que ela foi adotada por unanimidade.

Os líderes do G20 também afirmaram na declaração que o uso ou ameaça de uso de armas nucleares é “inadmissível”.

PUBLICIDADE

“É essencial defender o direito internacional e o sistema multilateral que protege a paz e a estabilidade. Isso inclui defender todos os propósitos e princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e aderir ao direito humanitário internacional”.

O presidente da Indonésia, país anfitrião, Joko Widodo, afirmou que a guerra na Ucrânia foi a questão mais controversa.

“A discussão sobre isso foi muito, muito dura e, no final, os líderes do G20 concordaram com o conteúdo da declaração, que foi a condenação da guerra porque violou as fronteiras e a integridade do país”, declarou.

O governo chinês não fez comentários imediatos sobre a declaração, mas sua mídia estatal publicou uma tradução dela em chinês.

Durante pausa nas negociações, os líderes do G20 vestiram camisas brancas, alguns com bonés com o logotipo do G20, e participaram de cerimônia de plantio de mudas de mangue para sinalizar a luta contra as mudanças climáticas.

Eles concordaram em buscar esforços para limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5°C, incluindo a aceleração das ações para reduzir gradualmente o uso de carvão.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Ciro Gomes diz que não apoiará Flávio Bolsonaro e amplia crise entre Michelle e o senador

Declaração do candidato ao Governo do Ceará reforça divergências internas no PL sobre a aliança firmada no estado para as eleições de 2026.

há 13 minutos

Brasil

O Fim da Sexta República: O Brasil Diante do Esgotamento Institucional

Escândalos e desconfiança nas instituições reacendem o debate sobre a democracia brasileira.

há 30 minutos

Polícia

Criminoso se dá mal e leva a pior ao tentar assaltar vigilante na Zona Norte de Manaus

Suspeito teria usado simulacro de arma de fogo durante a ação criminosa, mas foi contido por populares e preso pela polícia na Avenida Max Teixeira.

há 37 minutos

Mundo

Terremotos na Venezuela deixam 774 edifícios colapsados e mais de 2,5 mil estruturas danificadas

Governo venezuelano informa que 189 prédios desabaram completamente e cria comissão para avaliar risco de novas estruturas após a tragédia.

há 47 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 chega ao fim e boi campeão será conhecido nesta segunda-feira (29)

Caprichoso e Garantido encerraram três noites de espetáculo no Bumbódromo com apresentações marcadas por tradição, inovação e valorização da cultura amazônica.

há 1 hora