Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Israel afirma ter domínio do espaço aéreo de Teerã e anuncia nova fase de ataques

O governo de Israel afirmou neste sábado (7) que suas forças militares alcançaram controle “quase total” do espaço aéreo sobre Teerã.

Por Jonas Souza

07/03/2026 às 22:01 - Atualizado em 21/03/2026 às 07:37

Resumo


Israel afirmou neste sábado que alcançou controle quase total do espaço aéreo sobre Teerã e prometeu intensificar a ofensiva militar contra o Irã. Bombardeios atingiram instalações próximas a uma refinaria de petróleo na capital iraniana, enquanto novas explosões foram registradas na região.

Notícias do Mundo – O governo de Israel afirmou neste sábado (7) que suas forças militares alcançaram controle “quase total” do espaço aéreo sobre Teerã. A declaração foi feita pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante um pronunciamento transmitido pela televisão.

Leia mais: Congresso dos EUA diz que China pode usar bases no Brasil para fins militares

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo ele, o domínio aéreo foi possível graças às operações conjuntas com pilotos israelenses e apoio de forças norte-americanas. Netanyahu destacou que o país continuará com as ações militares contra o Irã.

De acordo com o premiê, existe um plano estratégico em andamento para atingir diversos alvos ligados ao regime iraniano.

Bombardeio atinge área próxima a refinaria

Mais cedo, um ataque aéreo atingiu um depósito de petróleo localizado no sul de Teerã. O Exército israelense assumiu a autoria da operação.

PUBLICIDADE

A agência oficial iraniana informou que o local atacado fica próximo a uma importante refinaria de petróleo da capital. Apesar do impacto do bombardeio, veículos de imprensa iranianos afirmaram que a estrutura principal da refinaria não sofreu danos diretos.

PUBLICIDADE

Netanyahu promete manter ofensiva

Durante o discurso, Netanyahu afirmou que a operação militar continuará com intensidade e que novas ações já estão planejadas.

Segundo ele, a ofensiva tem como objetivo enfraquecer o regime iraniano. O premiê também afirmou que o país busca uma mudança política no Irã, mas disse que essa transformação dependeria da própria população iraniana.

Ele ainda declarou que aqueles que abandonarem o confronto não terão consequências, mas alertou que quem continuar resistindo poderá enfrentar novos ataques.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também elevou o tom contra o governo iraniano neste sábado. Em uma publicação em sua rede social, o republicano afirmou que o Irã poderá sofrer ataques ainda mais intensos.

Trump disse que novos alvos estão sendo considerados e criticou o comportamento do governo iraniano. Segundo ele, o país já não exerce mais a mesma influência no Oriente Médio.

Novas explosões são registradas em Teerã

Na noite deste sábado, o Exército israelense anunciou o início de uma nova onda de ataques contra a capital iraniana.

Relatos da imprensa local indicam que fortes explosões foram ouvidas em diferentes pontos de Teerã. Uma grande bola de fogo e uma coluna de fumaça foram vistas no sul da cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sistemas de defesa antiaérea teriam sido acionados para tentar interceptar os ataques.

Explosões também foram relatadas em outras cidades da região, incluindo Bagdá e Erbil, no Iraque, além de Jerusalém.

Irã diz ter retaliado com ataque a Haifa

Em resposta aos bombardeios, a Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter lançado um ataque contra a refinaria de petróleo da cidade de Haifa, em Israel.

Sirenes de alerta aéreo foram acionadas na região durante a manhã, mas até o momento não há confirmação de danos significativos ou de alvos atingidos.

A troca de ataques indica uma nova escalada no conflito, aumentando as tensões no Oriente Médio e elevando o risco de ampliação da guerra na região.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 2 horas

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 3 horas

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 3 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 4 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 4 horas