- Foto: Rodrigo Estrela
Notícias do Mundo 0 Diante da crescente tensão no Oriente Médio, o governo de Israel ordenou, nesta sexta-feira (13), o fechamento temporário de todas as suas embaixadas e consulados no exterior. A medida ocorre após uma sequência de ataques envolvendo Israel e Irã, que elevou o nível de alerta diplomático e militar internacional.
Leia mais: Carla Zambelli é localizada na Itália e pode ser presa até sábado, diz PF
PUBLICIDADE
As representações diplomáticas suspenderam atendimentos presenciais e reforçaram orientações de segurança para cidadãos israelenses residentes ou em trânsito por outros países. Entre as recomendações, está evitar a exibição de símbolos que possam identificá-los como israelenses ou judeus.
A decisão foi tomada como resposta a um possível risco de retaliação iraniana após ataques atribuídos a Israel contra alvos estratégicos no território iraniano. O governo israelense, embora não confirme oficialmente a operação, alertou para a possibilidade de novos confrontos e pediu que a população atualize dados de localização junto ao Ministério das Relações Exteriores.
Em diversos países da Europa, como Alemanha e Suécia, a segurança em sinagogas, centros judaicos e locais de grande circulação foi reforçada. As autoridades locais agem preventivamente diante da instabilidade causada pelo agravamento do conflito no Oriente Médio.