Israel foi alvo de um ataque de mísseis disparados do Iêmen nesta quinta-feira (26), em meio à crescente tensão no Oriente Médio, particularmente na Faixa de Gaza e em relação ao Hezbollah, no Líbano. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), os mísseis tiveram como alvo áreas centrais do país, incluindo a capital, Tel Aviv. O exército israelense afirmou que apenas um projétil foi identificado e interceptado pelo seu sistema de defesa aérea.
Embora as autoridades israelenses não tenham fornecido muitos detalhes sobre o ataque, a mídia local reporta que pelo menos 17 pessoas ficaram feridas. Até o momento, os Houthis, que controlam parte do Iêmen, não reivindicaram a autoria do ataque, que ocorreu horas após o líder do grupo, Sayyed Abdul-Malik Badreddin al-Houthi, expressar apoio ao Hezbollah em meio à intensificação dos bombardeios israelenses no Líbano.
PUBLICIDADE
Este ataque não é isolado; no último dia 15 de setembro, os Houthis já haviam realizado um ataque contra Israel com um míssil supersônico, que não resultou em vítimas fatais. Os Houthis, em aliança com outros grupos do que é conhecido como o “eixo da resistência”, têm intensificado ofensivas contra Israel em apoio ao Hamas desde o início da guerra na Faixa de Gaza. A organização iemenita tem direcionado sua atuação principalmente a ataques contra embarcações no Mar Vermelho.
Redação AM POST