Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Juiz bloqueia medida de Trump para limitar solicitações de refúgio

Decisão sai no momento em que caravanas com milhares de latinos tentam entrar nos EUA. Ordem do dia 9 impedia concessão de refúgio a imigrantes ilegais.

Por Hugo Guimarães

20/11/2018 às 10:44

Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou a recente medida ordenada pelo presidente Donald Trump para impedir as solicitações de refúgio aos imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira com o México.

O magistrado do distrito de San Francisco, Jon Tiger, emitiu nesta segunda-feira uma ordem de restrição temporária da regulação do refúgio que entrou em vigor imediatamente e que se estenderá pelo menos até o próximo dia 19 de dezembro, informou nesta terça-feira (20) a imprensa americana.

Para essa data o juiz convocou uma audiência para decidir se emite uma ordem judicial mais duradoura, segundo explicou a emissora “CNN”.

No último dia 9 de novembro, Trump mandou limitar, pelo menos durante 90 dias, as opções para solicitação de refúgio na fronteira sul. Ficou proibida a concessão de refúgio para imigrantes ilegais e determinado que o pedido deve ser feito nos postos do serviço de imigração.

Segundo a proclamação presidencial, a limitação poderia ampliar-se até a assinatura de um acordo com o México que permita aos EUA deportar diretamente ao seu vizinho do sul os imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente.

A ordem de Trump foi muito criticada por grupos de direitos humanos, que consideraram que violava as leis de imigração americanas.

Caravana rumo aos EUA

A decisão do juiz Tiger é divulgada no momento em que milhares de centro-americanos, incluindo centenas de crianças, viajam em caravana para a fronteira dos EUA para escapar da violência nos seus países e que alguns já chegaram a cidade mexicana de Tijuana, na fronteira com o estado da Califórnia.

Nesta terça, o governador da Baja California, Francisco Vega, afirmou que nesse estado mexicano, onde fica Tiujuana, há cerca de 6 mil integrantes da caravana. Vega disse em entrevista à emissora de televisão “Milenio” que em Tijuana, no albergue instalado no ginásio Benito Juárez, estão registradas 2.526 pessoas, enquanto na cidade de Mexicali há 3.435 pessoas.

O escritório de atendimento a migrantes do governo de Baja California informou que até esta segunda-feira foram detidas 34 pessoas integrantes da caravana migrante em Tijuana por crimes contra a saúde, por assédio a mulheres e por alteração da ordem.

Os centro-americanos detidos foram enviados ao Instituto Nacional de Migração, organismo que possivelmente o deportará aos seus países de origem.

Fonte: EFE

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Haaland marca 2 gols complica a situação do Brasil na Copa do Mundo

Depois de desperdiçar diversas oportunidades para abrir o placar, a Seleção Brasileira foi castigada e viu Erling Haaland marcar de cabeça nas oitavas de final do Mundial.

há 17 minutos

Manaus

“A esperança é a última que morre”: torcida no Viver Melhor II acredita em virada do Brasil contra a Noruega

Torcedores reunidos na rua Itaúba Preta, na Zona Norte de Manaus, seguem confiantes na classificação da Seleção e apostam em uma virada por 2 a 1. Comerciantes esperam casa cheia caso o Brasil balance as redes.

há 46 minutos

Esporte

Brasil vai para o intervalo com empate sem gols

Seleção Brasileira criou as melhores chances do primeiro tempo, mas Bruno Guimarães perdeu um pênalti e manteve o placar zerado nas oitavas de final da Copa do Mundo.

há 1 hora

Esporte

Bruno Guimarães perde cobrança e internet não perdoa: “Pipoqueiro”

Meia da Seleção Brasileira desperdiçou a cobrança no primeiro tempo e recebeu uma enxurrada de críticas.

há 2 horas

Esporte

Copa do Mundo: Noruega tem gol anulado por impedimento nos primeiros minutos contra o Brasil

Seleção norueguesa chegou a abrir o placar no início da partida, mas arbitragem invalidou o lance após marcação de impedimento.

há 2 horas