Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça da Argentina ordena prisão de Maduro por crimes contra a humanidade

A decisão de prender Maduro surge poucos dias após promotores argentinos terem solicitado a detenção do presidente venezuelano, destacando a crescente pressão sobre o governo de Caracas.

Por Hugo Guimarães

23/09/2024 às 20:33

Foto: Reprodução/Youtube

A Justiça argentina determinou a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de crimes contra a humanidade. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (23), é parte de uma denúncia apresentada pelo Fórum Argentino para a Defesa da Democracia (FADD) em janeiro de 2023. Maduro é acusado de tortura, sequestros e execuções no território venezuelano, em um contexto de repressão política e violação sistemática dos direitos humanos.

PUBLICIDADE

A ação judicial também envolve outras autoridades ligadas ao regime chavista, como Diosdado Cabello, ministro do Interior, Justiça e Paz. A decisão de prender Maduro surge poucos dias após promotores argentinos terem solicitado a detenção do presidente venezuelano, destacando a crescente pressão sobre o governo de Caracas.

A acusação contra Maduro é respaldada pelo princípio da jurisdição universal, que permite que países processem indivíduos por crimes de lesa-humanidade, independentemente do local onde os crimes foram cometidos e da nacionalidade dos acusados ou das vítimas. Essa abordagem tem sido um importante recurso para que nações busquem justiça em casos de violação de direitos humanos, mesmo quando os agressores estão em cargos de poder.

O advogado do FADD, que representa os denunciantes, destacou a importância da decisão como um passo significativo na luta contra a impunidade e a proteção dos direitos humanos na América Latina. “Essa é uma mensagem clara de que a violação de direitos humanos não será tolerada e que líderes que praticam esses crimes devem enfrentar a justiça, onde quer que estejam”, afirmou.

No mesmo dia em que a Justiça argentina ordenou a prisão de Maduro, a Justiça venezuelana aprovou um mandado de prisão preventiva contra o presidente argentino, Javier Milei. O líder argentino, que assumiu o cargo recentemente, é acusado de crimes como roubo agravado, privação ilegítima de liberdade, interferência ilícita na segurança operacional da aviação civil e associação criminosa.

Essas acusações estão relacionadas a um episódio envolvendo um avião estatal da Venezuela que foi detido na Argentina em 2022 e posteriormente enviado para os Estados Unidos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 6 horas

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 6 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 7 horas

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 7 horas

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 8 horas