A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Justiça da Itália rejeitou ordem de Moraes para prender Tagliaferro que é ex-assessor do ministro

Tagliaferro está na Itália ao menos desde o mês de julho.

01/10/2025 às 17:47

Notícias do Mundo O Tribunal de Apelação de Catanzaro, na Itália, rejeitou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para decretar a prisão de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, sob acusação de ter vazado conversas de assessores envolvendo investigações contra bolsonaristas. Ele foi detido pela polícia italiana nesta quarta-feira, 1º, para aplicação das medidas cautelares.

PUBLICIDADE

Tagliaferro está na Itália ao menos desde o mês de julho. Quando deixou o Brasil, ele não tinha sido alvo de nenhuma ordem de prisão ou restrição que impedisse sua locomoção. Ele saiu do país após se tornar alvo de investigação da Polícia Federal. O ex-assessor foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por causa dos vazamentos. Com base na denúncia, Moraes solicitou à Itália a sua extradição para responder ao processo no Brasil.

Leia também: Irmã de Sabino Castelo Branco publica foto ao lado do ex-deputado nas redes sociais: “Te amo, meu lindo”

O Estadão teve acesso ao despacho da Justiça italiana. O tribunal corresponde à segunda instância na região da cidade de Torano Castello, onde ele passou a morar. Faz parte da província de Cosenza, na região da Calábria.

No documento, o tribunal apontou que as acusações contra Tagliaferro já tinham se tornado públicas e ele não tentou fugir de sua residência atual para se esconder. Com isso, os magistrados consideraram que não era necessário decretar a prisão e determinaram algumas medidas cautelares para que ele não fuja do país.

Dentre elas, Tagliaferro teve que entregar seu passaporte e informar um horário no qual sempre estará em sua residência, para que os policiais possam realizar uma averiguação do seu domicílio. O ex-assessor também ficou proibido de deixar a cidade sem autorização judicial.

PUBLICIDADE

“A exigência de permanecer dentro dos limites do país, juntamente com a proibição de sair do país, parece ser uma medida necessária e suficiente para evitar o risco de novas remoções, bem como proporcional à extensão dos fatos”, diz a ordem da Justiça italiana.

Em nota, a defesa de Tagliaferro classificou de “arbitrária” a ordem judicial do Brasil. “Agora, finalmente, esperamos que o processo secreto possa ser disponibilizado para as medidas cabíveis em defesa dos direitos e garantias do sr. Tagliaferro”, afirmou o advogado Eduardo Kuntz.

Prosseguiu o advogado: “Adianto que, mesmo sem ter acesso ao pedido, me sinto confortável para lhe classificar como arbitrário e impertinente. Eduardo não fugiu, não está procurado, não deve nada para ninguém e está devidamente regularizado em outro país, tanto que abordado na sua residência”.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Fiscalização no Festival de Parintins acolhe 40 adolescentes desacompanhados e autua embarcações

Operação integrada identificou menores desacompanhados em bares e casos de crianças e adolescentes transportados sem a documentação exigida por lei.

há 9 minutos

Manaus

Manaus vive clima de Parintins com transmissão da primeira noite do festival no Largo de São Sebastião; vídeos

Com telões, shows musicais e estrutura acessível, primeira noite da transmissão pública levou milhares de apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido.

há 56 minutos

Manaus

Jatinho de Virginia Fonseca pousa em Manaus após retorno dos Estados Unidos

Jato executivo de aproximadamente R$ 38 milhões pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 3 horas

Amazonas

Presidente do Grupo Globo prestigia primeira noite do Festival de Parintins 

João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, maior conglomerado de comunicação do país, acompanhou a abertura do Festival.

há 3 horas

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Afeganistão e é sentido no Paquistão; moradores deixam casas em pânico

Abalo sísmico ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush e foi sentido em diversas cidades.

há 4 horas