A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Líderes europeus elogiam esforços de Trump por fim à guerra na Ucrânia

A avaliação consta de nota conjunta assinada por vários lideres mundiais.

17/08/2025 às 04:00

Notícias do Mundo Líderes europeus elogiaram os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pôr fim às mortes na Ucrânia, encerrar a guerra e alcançar uma paz justa e duradoura. A avaliação consta de nota conjunta assinada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, pelo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Também assinam a nota o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen.

PUBLICIDADE

A nota diz que “a Ucrânia pode contar com a nossa solidariedade inabalável da UE, enquanto o bloco segue trabalhando por uma paz que salvaguarde os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa”. Afirma ainda que cabe à Ucrânia decidir sobre o próprio território e que as fronteiras internacionais não podem ser alteradas pela força.

Leia também: Rússia cria catálogo online para adoção de crianças ucranianas com filtros de cor dos olhos e cabelo

“Nosso apoio à Ucrânia continuará. Estamos determinados a fazer mais para manter a Ucrânia forte, a fim de alcançar o fim dos combates e uma paz justa e duradoura. Enquanto a matança na Ucrânia prosseguir, estamos prontos para manter a pressão sobre a Rússia. Continuaremos a reforçar as sanções e medidas econômicas mais amplas para pressionar a economia de guerra da Rússia até que se alcance uma paz justa e duradoura”, diz o comunicado.

No documento, os líderes europeus afirmam que é necessário defender a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, e que a Rússia não pode ter poder de veto sobre o caminho do país em direção à União Europeia e à Otan.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Parintins

Festival de Parintins 2026: Roberto Cidade destaca atuação do Centro de Comando e Controle durante operação de segurança

Governador visitou o CICC-L na segunda noite do festival e ressaltou a integração entre as forças de segurança e órgãos públicos na organização do evento.

há 9 minutos

Brasil

Santos FC lamenta morte de jogador venezuelano vítima dos terremotos e presta solidariedade ao país

Yimvert Berroterán, de 18 anos, atuava pela Universidad Central de Venezuela, próximo adversário do Santos na Copa Sul-Americana.

há 13 minutos

Eleições 2026

Após apoio a Roberto Cidade, Cabo Linhares vira alvo de Maria do Carmo no PL

Segundo fontes ouvidas pelo Portal AM POST, a manifestação gerou forte reação nos bastidores da legenda.

há 15 minutos

Amazonas

Caprichoso pede punição ao Garantido e alega entrada antecipada da banda na segunda noite do Festival de Parintins

Em nota oficial, boi azul afirma que comunicou a ocorrência aos organizadores do festival e solicita a aplicação da penalidade prevista no regulamento.

há 17 minutos

Mundo

Esposa e filhos do jogador Lucas Trejo são encontrados mortos após terremoto na Venezuela

Esposa e dois filhos do atleta argentino estavam desaparecidos desde o desabamento do prédio.

há 25 minutos